"É preciso perder com dignidade", diz Pútin sobre derrota de Hillary

O fato de uma parcela significativa dos eleitores norte-americanos apoiar o presidente russo significa que eles têm uma concepção de mundo convergente com os valores tradicionais russos.

O fato de uma parcela significativa dos eleitores norte-americanos apoiar o presidente russo significa que eles têm uma concepção de mundo convergente com os valores tradicionais russos.

Reuters
Presidente russo deu coletiva anual à imprensa nacional e estrangeira. Confira a compilação da Gazeta Russa dos principais assuntos tratados.

Corridaarmamentista

"Os Estados Unidos começaram a declarar que são os mais poderosos. Sim, claro, e não discutimos isso. Apenas dizemos que somos mais fortes que qualquer potencial agressor. E isso é tudo."

Eleições nos EUA e os democratas

"A administração dos EUA tenta jogar todos seus problemas em fatores externos. Eu tenho minhas sagacidades. O partido Democrata dos EUA perdeu não só as eleições presidenciais, mas também as eleições para o Senado e o Congresso, onde os republicanos são maioria. E disso, a gente também é culpado? Eles têm problemas sistemáticos. É preciso saber perder com dignidade."

"Não relaciono a minhas qualidades pessoais o fato de uma parcela significativa dos eleitores norte-americanos apoiar o presidente russo. (...) Isso significa que uma grande parte do povo americano tem uma concepção de mundo convergente com os valores tradicionais russos..."

Acusações do governo norte-americano nos ataques cibernéticos

"A parte derrotada busca culpados. Era melhor que buscasse esses problemas em si. Alguns hackers revelaram as correspondências da chefia do partido Democrata. E, como disse o presidente eleito [Donald Trump]: 'E quem sabe quem foram os hackers que fizeram isso?'. Pode ser que eles não estejam na Rússia, mas em um sofá em outro país".

As relações russo-turcas e o assassinato do embaixador

"Sem dúvida, isso é um atentado à Rússia e às relações russo-turcas. Digo com honestidade: eu era cético quanto à tese de que o avião [caça Su-24] tinha sido derrubado sem ordem do governo russo. Mas agora começo a mudar de ideia. Parece-me que tudo pode acontecer."

WADA e o escândalo do doping

"Não acho que eu esteja no direito de criticar as ações da WADA, isso deve ser feito pelo Comitê Olímpico Internacional. Mas acredito que essa atividade deva ser transparente, sobre quem está sendo investigado, quais os resultados e quais as medidas tomadas. O que é isso, um cenário de guerra? Não. E porque tudo é feito a portas fechadas? Não é compreensível."

Ucranianos condenados

"Sobre os jornalistas e diretores de cinema detidos [como Oleg Sentsov, que recebeu uma sentença de 20 anos de prisão na Rússia por preparar um ato terrorista na Crimeia], eles deveriam fazer só uma coisa: jornalismo e filmes. Ninguém tem o desejo de prender diretores e jornalistas."

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies