Naválni anuncia que concorrerá à presidência

Para especialista, Naválni não tem chances e só quer sair da categoria dos "blogueiros oposicionistas".

Para especialista, Naválni não tem chances e só quer sair da categoria dos "blogueiros oposicionistas".

Líder da oposição publicou programa eleitoral, em que afirma que retirará militares da Síria e da Ucrânia.

Nesta terça-feira (13), o líder oposicionista russo e fundador da Fundação de Combate à Corrupção, Aleksêi Naválini, anunciou que tem intenções de concorrer à presidência em março de 2018. O político também já lançou um site para a campanha presidencial sob o slogan: “Aleksêi Naválni: é hora de escolher”.

“A Rússia deve ser um país rico, livre e forte. Temos tudo que é necessário para isso: pessoas talentosas, recursos naturais. Irei às eleições com um programa para tornar a Rússia mais justa e moderna. Precisamos de uma conversa honesta, e não desse novo e falso espetáculo de televisão”, disse Naválni.

Sufrágio do candidato

O opositor ganhou novamente o direito de voto apenas em novembro, quando a Suprema Corte da Rússia anulou uma sentença contra ele por fraude em um caso que ficou conhecido como "Caso Kirovles".

Após o Tribunal Europeu dos Direitos Humano avaliar o julgamento de Naválni como “injusto”, porém, o caso foi reaberto  e voltou ao Tribunal Regional de Kirov.

Segundo o jurista Valéri Vânin, membro da Câmara dos Advogados, Naválni tem agora a presunção de inocência e poderá participar das eleições.

Fundos

O político já começou a recolher fundos para a campanha, segundo o gerente dessa, Leonid Volkov. Ele afirma que, em apenas em uma hora de campanha, a fundação do opositor recebeu mais de 130 doações, totalizando mais de 200 mil rublos (US$ 3,3 mil).

Naválni foi o primeiro dos possíveis candidatos a apresentar oficialmente seu programa político: terminar com a corrupção, estabelecer um imposto único, limitar os poderes das forças de segurança, realizar uma reforma jurídica, introduzir um regime de vistos com os países da Ásia Central - cujos cidadãos podem na Rússia sem visto atualmente - e finalizar as operações militares "na Síria e na Ucrânia".

Oficialmente, porém, o governo russo não reconhece o envio de tropas ao país vizinho.

Perguntado sobre qual sua reação quanto à declaração do oposicionista, o porta-voz de Pútin, Dmítri Peskov, respondeu: "Nenhuma".

E acrescentou: "Seu objetivo não é ganhar”.

Café com leite?

Em 2013, Naválni participou das eleições para a prefeitura de Moscou, e ficou em segundo lugar, com 27% dos votos. O prefeito eleito, Serguêi Sobiânin, recebeu 51% dos votos.

Após isso, a fundação de Naválni desenvolveu um formato para investigações de corrupção envolvendo altos funcionários do país. Apenas um dos vídeos da fundação, sobre a investigação de corrupção envolvendo a família do procurador-geral da Rússia, Iúri Tchaika, tem mais de 6 milhões de visualizações no YouTube.

Mas as perspectivas de Naválni dependerão da decisão do governo russo sobre o formato de toda a campanha presidencial, segundo o diretor do Centro de Estudos Políticos da Universidade de Finanças do Governo da Rússia, Pável Sálin.

"Mesmo se Naválni receber permissão para concorrer à presidência em março de 2018 e a máquina administrativa for gentil com ele, duvido que ele tenha chances de ganhar", disse Sálin.  

“Mas seu objetivo não é ganhar, ele quer sair da categoria de 'blogueiros oposicionistas' e se tornar um político federal, que será reconhecido pelas autoridades como um oponente em pé de igualdade”, completou.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies