Portugal aponta Rússia como ‘parceiro-chave’ para UE

Silva (esq.) e Lavrov reunidos em Moscou, em julho passado

Silva (esq.) e Lavrov reunidos em Moscou, em julho passado

AP
Acordo de cooperação econômica, que aumentará trocas entre os dois países, deve ser concluído ainda este ano, informou o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

As autoridades de Portugal consideram a Rússia um parceiro importante para a União Europeia em vários setores, afirmou o chanceler português Augusto Santos Silva em entrevista à agência de notícia TASS.

“Quanto às relações entre a União Europeia e a Rússia, consideramos Moscou um parceiro fundamental para o bloco europeu”, disse Silva, antes de acrescentar que a cooperação não deve se limitar a áreas como comércio, investimentos e “contatos entre as pessoas, mas também à resolução de problemas gerais mais urgentes, como luta contra o terrorismo, as alterações climáticas ou e as ondas migratórias”.

O diplomata destacou também as boas e amistosas relações entre Portugal e Rússia “baseadas em laços culturais europeus comuns”.

“Tive boas conversas com o meu homólogo [russo] Serguêi Lavrov em julho em Moscou, e depois em setembro, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas. Convidei Lavrov para visitar Portugal e seguir o plano de nossas negociações e ele aceitou meu convite”, disse.

Os detalhes para a futura missão diplomática ainda estão em discussão.

“Mantemos um grande número de acordos bilaterais, tanto políticos como diplomáticos. Eles abrangem áreas como turismo, transporte aéreo, cultura, educação e saúde. (...) Um acordo para cooperação econômica e técnica, cujas negociações estão em fase de conclusão, irá, obviamente, servir como mais um instrumento útil para promover e fortalecer nossas trocas”, continuou o ministro.

A expectativa é que as negociações sejam finalizadas ainda este ano.

Com a agência de notícias Tass

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies