Comitê da ONU aprova resolução que condena glorificação do nazismo

Resolução será debatida perante a Assembleia Geral em dezembro

Resolução será debatida perante a Assembleia Geral em dezembro

AP
Documento, de coautoria da Rússia e outros 54 Estados, foi aprovado após 131 votos a favor e três contra, entre eles da Ucrânia e dos Estados Unidos.

Um comitê da Assembleia Geral da ONU aprovou, com maioria esmagadora de votos, uma resolução que condena a glorificação de nazistas. Ucrânia, EUA e Palau, pequena nação no Pacífico, foram os únicos Estados que votaram contra a medida.

O documento foi aprovado pelo comitê Social, Humanitário e Cultural das Nações Unidas no final desta quinta-feira (17) com 131 votos a favor e 48 abstenções, sobretudo de membros da União Europeia.

Durante a sessão, o diretor do departamento para Cooperação Humanitária e Direitos Humanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Anatóli Viktorov, criticou os países que vem “travando guerra contra os monumentos daqueles que combateram os nazistas” e tentando transformar as forças pró-nazismo em “heróis nacionais”.

A resolução, de coautoria da Rússia com 54 outros Estados, será debatida perante a Assembleia Geral da ONU em dezembro.

O documento expressa “profunda preocupação pela glorificação, de qualquer forma, do movimento nazista, neonazista e ex-membros da organização Waffen SS”, incluindo monumentos e memoriais e a realização de manifestações públicas.

Com a agência de notícias Tass

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies