'Mundo chegou a um ponto perigoso', diz Gorbatchov

Ex-presidente soviético clama por reinício de diálogo e relembra necessidade de se buscar 'mundo não nuclear'.

Ex-presidente soviético clama por reinício de diálogo e relembra necessidade de se buscar 'mundo não nuclear'.

Reuters
Em entrevista no aniversário de 30 anos da cúpula bilateral de Reykjavik, ex-presidente soviético clama por reinício nas relações Rússia-Estados Unidos.

Em entrevista no aniversário de 30 anos da cúpula bilateral de Reykjavik, o ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov clamou por um reinício nas relações Rússia-Estados Unidos. Então, o encontro entre Górbi e Reagan, ocorrido entre 11 e 12 de outubro de 1986 na capital islandesa, abriu caminho para restrição de potenciais nucleares dos países. A Gazeta Russa selecionou os principais pontos da entrevista de Gorbatchov à agência de notícias Ria Nôvosti:

A preparação para o encontro em Reykjavik

A situação então era complicada, paradoxal, e, em geral, alarmante. [...] Navios norte-americanos tentavam "se sentir em casa" em nossas águas territoriais, os EUA executavam testes com armas nucleares, provocavam escândalos de espionagem etc. [...] Eu achava que não se podia permitir que os acordos se transformassem em uma cortina de fumaça por trás da qual nada de substancial acontecia. Ainda mais porque a corrida armamentista nuclear continuava. Por isso, sugeri encontrar-me com o presidente dos EUA para tirar os acordos do ponto morto. Quando acertamos o encontro, começamos os preparativos. Era preciso chegar a Reykjavik com propostas construtivas.

O que Moscou propôs

Propusemos um esquema preciso e claro de acordos. Reduzir em 50% todos os componentes da tríade de armas estratégicas. Então, estávamos dispostos a chegar a um corte de 50% nos mísseis pesados baseados em terra e a um número nulo em relação a mísseis de médio e baixo alcance. Mas, para isso, tomamos uma posição dura: não se deveria iniciar uma corrida armamentista no espaço, no campo da defesa antimíssil.

Reação dos EUA e resultados do encontro

O presidente [Ronald Reagan] estava um pouco confuso. [...] O presidente queria continuar o programa SDI [da sigla em inglês, "Iniciativa de Defesa Estratégica", que incluía o uso de armas no espaço], e, ainda mais, conseguir nosso aval para o desenvolvimento de uma defesa antimíssil global. Com isso eu não podia concordar.

[...] Em primeiro lugar, concordamos acerca de diversas questões. Em segundo, miramos no horizonte, na perspectiva de um mundo sem armas nucleares.

Agradou-me o fato de que o presidente Reagan foi resoluto em nossas discussões e, acredito, falou de maneira sincera sobre a necessidade de livrar o mundo das armas de destruição em massa e de todos os tipos de armas nucleares. Encontramos nesse ponto uma língua em comum.

O que fazer agora

Agora, há um agravamento, uma tensão nas relações entre a Rússia e os EUA. Ocorreu um colapso na confiança mútua. Nunca emiti minha opinião: é preciso reiniciar os acordos em todas as agendas do dia, sem se deter em problemas regionais, e, sobretudo, quanto à problemática nuclear.

[...] Acredito que o mundo tenha chegado a um ponto perigoso. Não quero dar uma receita pronta, mas quero dizer: é preciso parar. É preciso reiniciar o diálogo. A suspensão desse foi o maior erro. É preciso retornar às principais prioridades. Essas são: a redução das armas nucleares, a guerra ao terrorismo, a prevenção de catástrofes ecológicas. Todo o resto fica em segundo plano, quando comparado a esses desafios.

'Mundo não nuclear' não é utopia

Claro que, nas condições atuais, é difícil falar sobre um movimento em direção a um mundo não nuclear. Não é preciso reconhecer isso. Mas não se deve esquecer: enquanto existirem as armas nucleares, haverá o perigo de que elas sejam usadas. Ou acidentalmente, como resultado de falha técnica, ou devido à maldade humana: loucos ou terroristas. E dá para imaginar os resultados.

Além disso, nossos países são obrigados, seguindo o acordo sobre não proliferação de armas nucleares, a conduzir ajustes para reduzi-las até sua liquidação. Assim, o objetivo de um mundo não nuclear não é utopia, mas um imperativo. Mas ele só pode ser alcançado por meio de uma desmilitarização da política e das relações internacionais. 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies