Relações com América Latina serão ‘pragmáticas’, diz vice-chanceler

Riábkov: “O mais importante  é querer cooperar e trabalhar em conjunto”

Riábkov: “O mais importante é querer cooperar e trabalhar em conjunto”

Itar-Tass
Em evento em Moscou, diplomata russo defendeu abordagem individualizada para cada país e destacou que distância entre continentes não deve ser empecilho.

A Rússia vai construir suas relações com os países latino-americanos em uma base individual e pragmática, declarou o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros Serguêi Riábkov, em uma conferência internacional dedicada ao 55º aniversário do Instituto da América Latina, na segunda-feira (16).

“Temos construído e vamos construir as nossas relações com a América Latina com base em uma abordagem individual e pragmática para cada situação concreta ou problema, tentando evitar soluções padrão e nos concentrando em pontos de contato e interesse comuns”, afirmou. 

“Rússia e América Latina estão a milhares de quilômetros de distância um do outro. É uma características  sempre presente em nossas relações”, disse o vice-ministro. “Mas, nas condições atuais, não é um componente decisivo nas relações, não é um fator que possa bloquear outras coisas.”

A globalização e os novos meios de comunicação foram citados pelo diplomata como um facilitador para a manutenção das relações.

“O mais importante aqui, como em qualquer outra empresa comum, é o nosso compromisso de cooperar, vontade de trabalhar em conjunto para construir um mundo mais seguro e mais justo, para desenvolver os nossos países e elevar os padrões de vida em nossas nações”, acrescentou.

Riábkov ressaltou que os interesses da Rússia e da América Latina e Caribe coincidem, o que indica a construção das relações “em uma base pragmática e sem abordagens ideológicas e instantâneas”.

Originalmente publicado pela agência Tass

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia no seu e-mail? 
Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies