Ucraniano apresenta petição para tornar Crimeia uma ilha

Projeto exclui benefícios para população da Crimeia

Projeto exclui benefícios para população da Crimeia

Vladímir Smirnov/TASS
Novo requerimento submetido ao site do governo ucraniano propõe cortar a península do continente cavando um canal. É improvável que proposta seja discutida pelo Parlamento.

Um homem ucraniano apresentou uma petição delineando uma iniciativa para separar a Crimeia do continente ucraniano por meio da criação de um canal artificial. O objetivo, segundo o autor, seria intensificar o “bloqueio” da península.

“Agora é necessário fazer todos os esforços para intensificar o bloqueio – isolar a península da Crimeia do continente com a ajuda de um canal artificial que atravesse o istmo”, lê-se na petição submetida ao site do governo federal.

O documento também propõe usar o canal para rápida comunicação marítima entre os mares de Azov e Negro para que as embarcações que servem o porto de Mariupol possam entrar em águas internacionais e evitar o Estreito de Kertch.

A petição evidencia também que a presença do canal artificial exclui o fornecimento de água doce e a livre circulação da mercadorias para moradores da Crimeia.

Desde que foi apresentado, em 5 de maio, o documento reuniu menos de 60 das 25.000 assinaturas necessárias para que ele seja debatido pelo Parlamento ucraniano. As petições têm três meses para atingir o alvo número de assinaturas.

Mais cedo, um documento de apoio à democracia e à estabilidade na Ucrânia foi apresentado ao Congresso dos EUA pelo democrata Eliot Engel e pelo republicano Adam Kinzinger.

O projeto inclui o aumento da vigilância sobre os bancos, a ampliação da chamada ‘lista Magnítski’ (contra vários funcionários russos implicados em fraude e abusos dos direitos humanos) e a recusa a reconhecer a anexação da Crimeia pela Rússia.

Originalmente publicado pelo Kommersant

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies