Pútin anuncia criação de Guarda Nacional da Rússia

Zolotov (dir.) assumirá comando de novo órgão federal

Zolotov (dir.) assumirá comando de novo órgão federal

Mikhail Klimentiev/TASS
Criado com base nas tropas do Interior, órgão independente se encarregará desde defesa civil a combate ao terror. Projeto de lei apresentado após anúncio recomenda amplos poderes à nova estrutura, inclusive na contenção de protestos.

O presidente russo Vladímir Pútin anunciou na terça-feira (5) a criação da Guarda Nacional Russa, um órgão independente criado com base das tropas do Ministério do Interior que irá lutar contra o terrorismo e o crime organizado, entre outras funções.

“Estamos criando a Guarda Nacional, que vai lutar contra o terrorismo, o crime organizado e, em contato direto com o Ministério do Interior, continuará exercendo as funções que eram conduzidas pela Unidade de Mobilidade para Propósitos Específicos, pela Unidade Especial de Resposta Rápida e assim por diante”, disse Pútin, em uma reunião com os chefes dos órgãos de segurança, no Kremlin.

O presidente russo nomeou como o comandante das forças da Guarda Nacional Víktor Zólotov, que antes ocupava o posto de primeiro vice-ministro do Interior, e declarou que os trabalhos nas áreas prioritárias serão intensificados.

Ainda segundo Pútin, o Serviço Federal de Controle de Drogas da Rússia (FSKN) e o Serviço Federal de Migração (SFM) passaram a ser incluídos na pasta do Interior.

Funções da Guarda

Segundo o presidente do conselho de coordenação do Sindicato Inter-regional dos Policiais de Moscou, Mikhail Páchkin, as tropas do Interior sempre foram usadas para a proteção da ordem.

“Elas serão envolvidas na luta contra o terrorismo no sentido de dar respaldo ao FSB, ao Ministério do Interior e a outras estruturas. Elas também irão manter a ordem pública. As tropas do Interior sempre foram utilizadas para essas tarefas”, disse Páchkin, em entrevista à rádio Govorit Moskva.

“O Ministério do Interior vai se livrar de um grande fardo. Se a função de proteger a ordem pública vai ser transferido para a Guarda Nacional, isso só será melhor para o Ministério do Interior”, acrescentou Páchkin.

O novo órgão independente também deve facilitar o trabalho da polícia, prevê o presidente da União de Veteranos de Reconhecimento, Anatóli Gribanov.

“Existem estruturas assim na Alemanha, nos EUA e em outros países. A decisão de criar a Guarda Nacional Russa é oportuna e correta. O objetivo da guarda é proteger a pátria: desde a defesa civil à luta contra o terrorismo”, disse o veterano ao jornal “Komsomolskaia Pravda”.

Gribanov destaca que, em determinadas tarefas, a nova estrutura também substituirá unidades do Exército regular e do Ministério do Interior, “além de servir como base para as reservas, que são necessárias para apoio às tropas”.

Amplos poderes

Na manhã desta quarta-feira (6), soube-se também que o presidente havia apresentado um projeto de lei para a Duma (câmara dos deputados na Rússia) recomendando amplos poderes à Guarda Nacional.

Segundo a proposta, os agentes do órgão teriam permissão para disparar sem aviso “quando houver ameaça direta para os cidadãos ou para os próprios agentes”. Nos demais casos, o aviso continuaria sendo obrigatório.

Os agentes da Guarda Nacional também poderão obter, caso o projeto seja aprovado, o direito de examinar veículos, checar documentos de suspeitos de crimes e detê-los por um período de até três horas.

Além disso, o projeto de lei sugere que a Guarda Nacional tenha permissão de usar recursos especiais “para brecar a desordem em massa”, tais como canhões de água e veículos blindados, caso o procurador seja notificado com um dia de antecedência.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies