Sem direito a voto, delegação russa não participará de APCE

Governo russo congelou contribuições à Assembleia após restrições ao país

Governo russo congelou contribuições à Assembleia após restrições ao país

Reuters
Parlamentares exigem condições de igualdade em assembleia do Conselho Europeu. Especialista critica “monopólio da União Europeia” sobre a agenda do encontro.

Os deputados russos classificaram como “inaceitáveis” a discriminação e as sanções sofridas pelos demais integrantes da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) no ano passado e anunciaram que a delegação russa não irá participar da sessão de inverno que começará na segunda-feira (25), em Estrasburgo, na França. 

O retorno do país ao Conselho da Europa será possível “apenas em condições de igualdade”, destacou também o primeiro vice-chefe da delegação e diretor do Comitê de Assuntos para Comunidade dos Estados Independentes, Leonid Slútski.

Em abril do ano passado, a APCE decidiu suspender o direito de voto da Rússia por causa dos acontecimentos relacionados à reintegração da Crimeia ao país.

O governo russo, que investia cerca de 23 milhões de euros anuais para participar da Assembleia, decidiu congelar os pagamentos após a decisão de isolar a Rússia.

Para o diretor do Centro do Estudos Globais da Escola Superior da Economia, Timofei Bordatchev, a recusa é compreensível. “A UE e um grupo de países monopolizaram a agenda da assembleia. Qualquer declaração russa é a voz de quem clama no deserto”, diz.

“A situação vai mudar se os países forem capazes de desenvolver uma abordagem diferente para a segurança europeia, baseada não no princípio do bloco, mas no princípio da igualdade entre os participantes”, acrescentou o especialista. “É preciso reconhecer que, hoje, em termos de segurança, a Europa é uma das regiões mais perigosas do mundo.”

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies