Piloto sobrevivente nega ter recebido alerta antes do ataque

Piloto resgatado conversa com jornalistas ao chegar a base aérea russa na Síria.

Piloto resgatado conversa com jornalistas ao chegar a base aérea russa na Síria.

Dmítri Vinogradov/Ria Nôvosti
Capitão afirma que Forca Aérea turca abriu fogo inesperadamente e conta com fugiu de grupos armados em solo sírio. Segundo analista militar, Turquia perseguiu caças russos por dias.

Em entrevista a jornalistas após o resgate, o piloto Konstantin Murákhtin declarou que os aviões turcos abriram fogo sem aviso e disse querer continuar missão na Síria. O outro piloto, o comandante Oleg Pechkov, foi morto por grupos armados após se ejetar do caça Su-24 abatido.

“Quero retornar ao serviço mais cedo possível. Vou pedir para ser deixado na mesma base aérea; tenho que devolver o favor pelo comandante”, declarou Murákhtin ao canal Rossiya 1.

Ao contrário do anunciado por fontes militares da Turquia, o copiloto garantiu que não foi enviado qualquer sinal sobre a suposta violação do espaço aéreo turco.

“Não houve contato. Você tem que entender a diferença de velocidade entre um caça Su-24 e o lutador F-16 [turco]. Se quisessem, eles poderiam ter alertado tomando o percurso paralelo ao nosso”, disse. “O míssil atingiu a cauda de repente. Não pudemos detectá-lo visualmente e não tivemos tempo de nos esquivar.”

Após a queda do avião, Murákhtin escapou dos grupos armados na floresta mudando constantemente de lugar e por meio de técnicas de camuflagem.

Na quarta-feira (25), o presidente russo Vladímir Pútin concedeu a Ordem do Mérito ao piloto sobrevivente. Pechkov recebeu a medalha póstuma de Herói da Rússia, assim como Aleksandr Pozinitch, que foi morto durante a operação de resgate no ataque ao helicóptero russo Mi-8.

Vigilância constante

Para o analista militar Vladislav Churiguin, que participou de diversos conflitos armados, a Força Aérea turca tentava interceptar e destruir aviões russos havia vários dias.

“Os turcos levantavam os caças quando os aviões russos se aproximavam das áreas de combate. De quatro a seis F-16 turcos voavam perto da fronteira com a Síria. O comando turco justifica essas manobras explicando a necessidade de acompanhamento dos aviões estrangeiros”, diz.

“Os turcos lançaram o míssil quando estavam sobre a fronteira entre a Turquia e a Síria, e, depois, os F-16 turcos entraram no espaço aéreo sírio”, acrescenta Churiguin.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies