Ataque à Síria e acusações dos EUA ganham destaque na mídia russa

Governo confirmou novos ataques aéreos contra 4 posições do EI nesta quinta

Governo confirmou novos ataques aéreos contra 4 posições do EI nesta quinta

Ministério da Defesa da Rússia
Nesta quinta-feira (1), os diários russos focaram possíveis cenários para o conflito no país árabe e divulgaram declaração de chanceler russo, que pediu provas contra as acusações feitas por Washington após o bombardeio.

Um ataque, dois cenários

O bombardeio aéreo das posições do EI (Estado Islâmico) na Síria, iniciado na quarta-feira (30) pela Força Aérea russa, pode vir a ter dois cenários: um defensivo e outro ofensivo, segundo o jornal russo “Kommersant”.

O primeiro cenário se refere a uma possível ajuda às forças governamentais do presidente sírio Bashar al-Assad a manter sob seu controle a costa do Mediterrâneo e áreas circundantes.

“É precisamente lá que vivem grandes aglomerações de alauítas – os correligionários do presidente Bashar al-Assad e de quem o seu governo recebe o principal apoio. Também nessa região existem duas cidades portuárias importantes: Latakia e Tartus [onde encontra-se a unidade de apoio logístico da Marinha russa]”, publicou o jornal nesta quinta-feira (1).

Já o segundo cenário, o ofensivo, é arriscado para a Rússia, embora mais vantajoso em termos de imagem internacional. “A situação ideal, considerando o efeito propagandista, seria libertar Palmira e suas antigas ruínas, atualmente sob o controle do EI”, acrescentou o “Kommersant”.

Os especialistas entrevistados pelo jornal russo acreditam que esse feito estaria perfeitamente ao alcance das forças especiais russas, caso haja apoio do setor de aviação e das tropas sírias.

Citando uma fonte interna nos órgãos do controle operacional das forças armadas, o veículo descreve ainda a composição dos agrupamentos da Força Aérea russa na Síria. “No aeródromo de Hmeymim, perto de Latakia, formou-se um regimento misto composto por aviões de ataque Su-24M e Su-34, bombardeiros Su-25SM e caças multifuncionais Su-30SM, além de helicópteros de ataque Mi-24 e multifuncionais Mi-8.”

Mais informações em kommersant.ru/doc/2821914

Lavrov pede provas

O diário “RBC” cita o chanceler russo Serguêi Lavrov, que pediu a Washington para fornecer provas de que os bombardeios russos não foram em áreas dominadas pelo Estado Islâmico. Após o ataque, o Pentágono chegou a declarar que as áreas atacadas poderiam não ter terroristas, e sim rebeldes apoiados pela CIA.

“Há uma preocupação por parte dos nossos colegas norte-americanos em relação ao fato de os alvos não terem sido os anunciados, e eles expressaram preocupação, alegando que têm provas. Pedimos a eles que as apresentem [as provas], porque nós respondemos pelos nossos alvos”, declarou Lavrov.

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo reforçou que a Força Aérea do país está atuando exclusivamente em alvos ligados ao EI.

Mais informações em top.rbc.ru/politics/01/10/2015/560c64bf9a7947e4b61a050d

Alvo: oleodutos do EI

De acordo com matéria publicada pelo jornal “Novaia Gazeta” nesta quinta-feira (1), um dos objetivos da ação militar russa na Síria é a eliminação de um dos canais de financiamento mais importante do EI: os oleodutos que permitem a comercialização ilegal de petróleo.

O veículo já havia informado anteriormente que “nos computadores de bordo dos caças e bombardeiros em operação na Síria foram introduzidas, em primeiro lugar, as coordenadas das estações de bombeamento dos dutos que transportam o petróleo da organização terrorista EI, e não apenas os dados referentes aos locais onde se encontram os líderes dos terroristas”.

O “Novaia Gazeta” diz ainda que ter recebido informações sobre as consultas entre militares russos e profissionais do setor petrolífero. “Os representantes do Ministério da Defesa estavam principalmente interessados ​​em saber quais as estações de bombeamento que garantem o avanço do petróleo através do oleoduto, para que sejam postas fora de serviço e evitem o comércio ilegal da matéria-prima”, publicou o jornal.

Mais informações em novayagazeta.ru/politics/70150.html

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies