Duplo padrão na Síria é obstáculo no combate ao Estado Islâmico, diz Pútin

Michael Klimentyev/RIA Novosti
Reunidos em Duchambé, no Tadjiquistão, líderes da OTSC (Organização do Tratado de Segurança Coletiva) debateram ações para responder à crescente ameaça do Estado Islâmico na Ásia Central. Problemas sociais e pobreza na região podem facilitar atuação de terroristas.

O grupo terrorista Estado Islâmico (EI) se tornou fonte de ameaça não só para o Oriente Médio, mas para todos os países da OTSC, declarou o presidente russo Vladímir Pútin, em discurso na recente cúpula do grupo, realizada nos dias 14 e 15 de setembro.

“O alcance das atividades desse grupo passou para muito além das fronteiras do Iraque e da Síria”, disse Pútin, citado pela agência de notícias RIA Nôvosti. “O plano deles é estender suas atividades a Europa, Rússia, Ásia Central e Sudeste Asiático, e isso nos preocupa.”

Há receio de que, após a retirada da Força Internacional de Assistência à Segurança no Afeganistão, grupos extremistas comecem a penetrar na Ásia Central a partir desse território.

Além disso, o líder russo criticou a política das potências ocidentais na Síria, exortando-as “a abandonar duplos padrões, a política de uso direto ou indireto de certos grupos terroristas para atingir seus objetivos táticos”.

Segundo o líder russo, sem a cooperação das autoridades sírias não será possível expulsar os terroristas do EI do território tomado no país árabe.

A Organização do Tratado de Segurança Coletiva foi criada em 1992 e atualmente reúne seis países: Rússia, Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Quirguistão e Tajiquistão. A aliança político-militar possui forças armadas próprias, com base nos exércitos dos Estados-membros.

De dentro para fora

Os demais participantes da cúpula também demonstraram preocupação com a crescente atividade do EI e sugeriram mecanismos de interação da OTSC para lidar com os terroristas.

O presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukachenko, por exemplo, avançou com a ideia de definir um sistema regional de Defesa Antiaérea e fortalecer o poder militar da organização.

O homólogo armênio, Serj Sargsian, também falou sobre a necessidade de adotar, em 2016, uma estratégia de defesa no âmbito da organização.

“No momento, a OTSC surge como uma organização eficaz: graças à ação conjunta dos serviços secretos dos seus Estados-membros, tem sido possível bloquear, e sem o uso de tropas, as tentativas de penetração na região por parte dos extremistas islâmicos”, disse à Gazeta Russa o vice-diretor do Instituto dos Países da CEI, Vladímir Jarikhin.

Já Aleksêi Malachenko, do Centro Carnegie de Moscou, acredita que a ameaça do EI na Ásia Central seja exagerada. “Foram feitas declarações de planos de expansão, mas até agora não passaram disso. Existe o perigo da penetração do EI na região, mas a mídia exagera”, diz.

“Grande parte do sucesso ou fracasso dos grupos terroristas na Ásia Central depende da eficácia dos regimes locais em resolver os problemas sociais existentes, além de combater a corrupção e a pobreza”, alerta Malachenko.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies