Em Moscou, Temer fecha acordos bilaterais

Vice-presidente encontrou-se com premiê russo Medvedev

Vice-presidente encontrou-se com premiê russo Medvedev

TASS
Visita de comitiva oficial com cinco ministros foi marcada por abertura de escritório da Embratur na capital russa e renovação de cooperações.

Em visita oficial a Moscou, onde encontrou-se com o premiê russo Dmítri Medvedev na última quarta-feira (16), o vice-presidente brasileiro Michel Temer participou de reuniões com empresários, parlamentares russos e representantes da chancelaria do país e outros, intensificando ainda mais a agenda russo-brasileira.

Um dos principais pontos tratados entre Temer e Medvedev foi a criação de uma aliança tecnológica.

“As partes darão atenção especial à discussão de projetos prioritários de parcerias russo-brasileiras em setores como a energia, inclusive atômica, o uso do território espacial com objetivos pacíficos, e parcerias técnico-militares, que devem se tornar a principal aliança tecnológica entre os dois países”, anunciou Medvedev durante o encontro.

Na capital russa, Temer também encontrou-se com bailarinos brasileiros do balé Bolshoi e ex-estudantes da filial do teatro russo em Joinville (SC), considerada a maior bandeira das relações bilaterais no setor cultural.

A comitiva, composta por cinco ministros (de Minas e Energia, Eduardo Braga; do Turismo, Henrique Eduardo Alves; da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, da Secretaria dos Portos, Edinho Araújo, e da Aviação Civil, Eliseu Padilha), foi acompanhada por um turbilhão de assessores, além de dois deputados, a vice-governadora do Paraná e outros, e foi marcada pela assinatura de diversos acordos.

A vice do Paraná, Cida Borghetti, por exemplo, assinou acordos para a implantação de uma planta farmacêutica, além de um centro de operações da fabricante de aeronaves Irkut.

“Será um centro de operações para manutenção, treinamento de pilotos e suporte logístico para toda a América Latina da Irkut. O Irkut MC-21, paralelo do Airbus A319-320, deve entrar em breve no mercado brasileiro, já que grandes companhias brasileiras estão negociando a compra de dezenas dessas aeronaves”, disse à Gazeta Russa o presidente da Invest Paraná, Adalberto Netto, que acompanhou Borghetti em Moscou.

A legislação do Paraná tem vantagens para o setor aéreo, e o governo local pretende fazer de Maringá o “segundo polo aeronáutico do Brasil”, segundo Netto.

Já o ministro da Pesca, Helder Barbalho, assinou com o presidente da agência russa de pesca um acordo para criação de um grupo de trabalho que vai incrementar a balança bilateral no setor.

“Queremos aproveitar em prol do Brasil o embargo [a produtos alimentícios de países europeus], que diminuiu consideravelmente a importação russa de pescado de outros países. A Rússia exporta fundamentalmente bacalhau e merlusa, e nós queremos fazer o inverso, principalmente com camarão, pelo qual eles mostraram absoluto interesse, e com espécies da Amazônia”, disse Barbalho.

Outros acordos dão conta ainda da implantação de uma terceira estação do sistema de navegação Glonass no Brasil e de uma parceria com a Russian Railways para a construção de ferrovias no Brasil.

Empresários

Paralelamente à visita do vice-presidente, realizou-se, como de praxe, o Fórum Empresarial Brasil-Rússia. Dezenas de representantes do empresariado brasileiro estiveram na capital russa, e presentes também na World Food Moscou, onde Temer proferiu discurso de apoio ao setor.

Os principais exportadores brasileiros à Rússia, do setor de carnes, apesar de terem tido frustradas as expectativas de aumento da exportação à Rússia (ver p.3), estavam confiantes com a abertura dos mercados de tripas e miúdos.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies