Snowden faz link de vídeo com APCE e deputado sugere que ele se entregue

Segundo deputado, denúncias de ex-agente asilado na Rússia ameaçam luta contra o terrorismo  Foto: Reuters

Segundo deputado, denúncias de ex-agente asilado na Rússia ameaçam luta contra o terrorismo Foto: Reuters

Ex-agente defendeu delatores em debate da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa nesta terça-feira (23).

Após mensagem de vídeo de Edward Snowden nesta terça-feira (23) à APCE (Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa), o deputado britânico Roger Gail sugeriu que o americano se entregue aos EUA.

"O senhor Snowden revelou informações à Rússia. Isso ameaça nosso trabalho e, por vezes, a vida daqueles que trabalham em nosso nome na luta contra o terrorismo", disse Gail durante conferência do parlamentar holandês Peter Omtzigt em defesa das pessoas que denunciam irregularidades internas.

Durante seu link de vídeo, que fez parte do debate do Conselho da Europa sobre a defesa de delatores, Snowden disse que se deveria criar um padrão internacional para a proteção desses.

"Temos que estabelecer um padrão internacional para a proteção contra retaliações, que podem feitas em grandes dimensões por governos nacionais, instituições e organizações", disse o ex-agente.

A APCE adotou nesta terça-feira uma resolução sobre o aumento da proteção dos denunciantes, clamando que os países-membros e observadores do Conselho da Europa "aprovem as leis de proteção de delatores também protegendo funcionários de segurança nacional ou serviços de inteligência e de empresas privadas trabalhando nesse campo".

 

Com material da agência Ria Nôvosti e do portal Sputnik  

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies