Crise ucraniana causa ‘desfalque europeu’ em Desfile da Vitória

Na plateia do dia 9 de maio, estavam os líderes ‘independentes de Washington’ Foto: AP

Na plateia do dia 9 de maio, estavam os líderes ‘independentes de Washington’ Foto: AP

Diversos líderes internacionais negaram convite por discordar de posição russa no país vizinho. Presença no presidente da China, Xi Jinping, à direita de Pútin durante o desfile foi considerado “simbólico”.

No sábado passado (9) aconteceu em Moscou o desfile de homenagem ao 70º aniversário da Vitória soviética sobre a Alemanha nazista. Em uma festa sem precedentes, o Kremlin convidou líderes de 68 países e grandes organizações internacionais. No entanto, quanto mais se aproximava a data da comemoração, menor era a lista de convidados confirmados.

A recusa em comparecer ao evento, que teve como principal pretexto a posição da Rússia no conflito ucraniano, resultou na presença de apenas 21 chefes de Estado, sobretudo parceiros no Brics e chefes das ex-repúblicas soviéticas, além do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

Paralelamente, quase todos os líderes da União Europeia, bem como dos Estados Unidos, se abstiveram da visita a Moscou, e enviaram representantes para o desfile. O consenso europeu foi quebrado apenas pelo presidente tcheco Milos Zeman.

“Está em curso uma guerra híbrida contra a Rússia, e o boicote é uma de suas facetas. Tal como a guerra das sanções e da informação”, diz o diretor do Instituto de Estudos Políticos, próximo ao Kremlin, Serguêi Markov, que citou a guerra na Ucrânia e a anexação da Crimeia como causas oficiais para a recusa.

“Na plateia do dia 9 de maio, estavam os líderes ‘independentes de Washington’. As comemorações foram ignoradas por aliados da Casa Branca ou aqueles que têm medo de desobedecer-lhe”, acrescentou Markov.

Europa dividida

Entre os líderes internacionais que justificaram a ausência por causa da  “agenda apertada” estão a chanceler alemã Angela Merkel – que, no entanto, foi a Moscou no domingo (10) para conversações com Vladímir Pútin –, o presidente francês, François Hollande, e o chefe de Estado da Bielorrússia, Aleksandr Lukachenko.

Aparentemente, o primeiro-ministro grego Aléxis Tsípras também pretendia ir ao evento e havia anunciado a intenção de comparecer ao desfile em fevereiro passado. Porém, alguns dias antes das comemorações, Tsípras cancelou sua participação.

“Não é de se admirar. O primeiro-ministro grego sofreu uma forte pressão europeia e, uma vez que a Grécia atualmente só se mantém graças ao apoio deles, é improvável que ele tenha tido qualquer possibilidade de escolha”, disse à Gazeta Russa o diretor do Instituto Internacional para os Estudos Humanos e Políticos, Viatcheslav Igrunov.

“É revelador o fato de o presidente da República Tcheca também ter tido enormes dificuldades, pois o Parlamento não queria deixá-lo ir”, continuou o especialista. “E isso se deu apesar dos argumentos óbvios: a Rússia desempenhou um papel crucial na libertação da Europa.”

Desfile de amigos

De acordo com o decano da Faculdade de Economia e Política da Escola Superior de Economia, Serguêi Karaganov, o grupo de convidados refletiu a já longa discussão da necessidade de mudar o centro das relações econômicas e políticas russas para a Ásia.

“A julgar pela composição do grupo de convidados, é evidente que o processo de ‘instrução’ dos nossos parceiros ocidentais continua e esse confronto ajuda a dar uma guinada à Ásia”, defende o especialista.

Além disso, segundo Igrunov, o fato de o presidente da China, Xi Jinping, ficar à direita de Pútin durante o desfile pode ser considerado “simbólico”. “Hoje, Pequim é um player global muito importante, talvez mesmo o mais importante. E a cooperação entre a Rússia e a China é a única alternativa ao distanciamento do Ocidente”, disse.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies