Argentina abre novas portas para o Kremlin na América Latina

Visita de Cristina Kirchner a Moscou resultou em um pacote de tratados importantes Foto: RIA Nóvosti

Visita de Cristina Kirchner a Moscou resultou em um pacote de tratados importantes Foto: RIA Nóvosti

Visita de Cristina Kirchner a Moscou resultou na assinatura de um pacote de acordos estrategicamente importantes. Especialistas acreditam que Buenos Aires pode ser não apenas um aliado valioso para a Rússia, mas também porta de entrada para grandes empresas russas na América Latina.

A passagem da presidente argentina Cristina Kirchner por Moscou na semana passada mostrou que ambos os países estão focados no desenvolvimento da cooperação bilateral na esfera política e sugere até mesmo uma possível tomada de posição conjunta contra a pressão do Ocidente.

“Nossa relação não é resultado de reviravoltas conjunturais, mas de um interesse mútuo estável entre as duas regiões. Culturalmente, somos parecidos: seguimos os valores europeus, respeitando identidade e independência”, disse em entrevista à Gazeta Russa o chefe do Centro Ibero-Americano no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (Mgimo), Aleksêi Chestopal.

Segundo o diretor do Centro Científico-Informativo do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Aleksandr Kharlamenko, a Rússia tem a expectativa de que a Argentina e seus parceiros na América Latina rompam o bloqueio econômico e as sanções impostas contra si e países parceiros.

“Paralelamente, o país pretende que essas relações a ajudem a rechaçar a ação hostil de forças reacionárias internas e externas contra a soberania nacional”, acrescenta Kharlamenko.

Argentina e Rússia podem encontrar ainda um ponto comum em outra questão: as ilhas Malvinas – ou ilhas Falkland, como as chamam os britânicos. Moscou, que já mantém uma relação difícil com o Reino Unido há muito tempo, pode apoiar abertamente os argentinos na disputa territorial.

Cabe lembrar que, no ano passado, Kirchner condenou a recusa dos países ocidentais em reconhecer os resultados do referendo realizado na Crimeia, citando a Carta das Nações Unidas, que estabelece o direito dos povos à autodeterminação.

Energia x Alimento

Em termos estratégicos, a cooperação energética foi o tema mais importante da visita de Kirchner. “A economia argentina é deficitária do ponto de vista energético. O país gasta US$ 9 bilhões por ano em importação de recursos energéticos”, aponta o diretor do Instituto da América Latina da Academia de Ciências da Rússia, Vladímir Davidov.

“Enquanto isso, parte significativa do país é subaproveitada em termos de energia. Temos capacidade de ajudar a Argentina, inclusive no sensoriamento remoto de recursos minerais do subsolo”, acrescenta Davidov. O governo russo se comprometeu a participar do desenvolvimento de energia hidrelétrica na Argentina.

Além disso, o mercado argentino também é de interesse dos ferroviários russos. Isso porque, nos anos 1990, sob o governo de Carlos Menem, o sistema de transporte por trilhos entrou em declínio após a privatização das ferrovias nacionais.

Paralelamente, as empresas argentinas ganham a possibilidade de explorar o mercado russo, sobretudo o segmento alimentar. “A Rússia é deficiente em termos de alimentos. E a primeira solução para este problema não o da substituição das importações, mas o da substituição de uns fornecedores por outros, mais leais e confiáveis.”

Escambo político

O projeto de construção de usinas nucleares na Argentina também foi destaque na reunião da semana passada. De acordo com o presidente russo Vladímir Pútin, a assinatura do contrato dá à Argentina “acesso às mais recentes tecnologias russas, que obedecem aos mais rigorosos padrões de segurança nuclear”.

Mas, segundo os especialistas, o mais importante é que o acordo assume uma forte conotação política, já que a Rússia está partilhando tecnologia nuclear com potenciais aliados na região.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies