Khodorkóvski anuncia condições sob as quais retornaria à pátria

Chefe da Yukos diz que deverá voltar à Rússia em breve Foto: Reuters

Chefe da Yukos diz que deverá voltar à Rússia em breve Foto: Reuters

Ex-diretor de petrolífera diz que em breve não correrá risco de ser preso. Declaração foi dada em teleconferência na noite de terça-feira (24).

O ex-diretor da petrolífera Yukos, Mikhail Khodorkóvski, anunciou que não exclui a possibilidade de retornar à Rússia em breve. A declaração foi dada na noite de terça-feira (24) em teleconferência organizada pelo movimento "Otkrítaia Rossia" (em português, "Rússia Aberta"), criado sob sua iniciativa.

"Voltarei assim que sentir que é perigoso às autoridades me mandar de volta à prisão. Penso que essa situação surgirá em breve", anunciou Khodorkóvski durante a teleconferência.

De acordo com o empresário, ele lida de maneira prática com a questão sobre onde pode "trabalhar com maior efetividade". 

"Com muito pesar, preciso comparar não o trabalho em liberdade fora da Rússia e o trabalho em liberdade dentro da Rússia, mas o trabalho em liberdade no exterior e o trabalho, no mínimo, sob prisão domiciliar. É mais provável que não façam comigo o mesmo jogo que fazem com o Aleksêi [Naválni], e acabarei de volta à cela da [prisão na rua] Matrôsskaia Tishiná com que estou familiarizado", disse.

Ele ressaltou que não teme acabar na prisão. "Mas trabalhar de lá é mais difícil", completa.

 

Material publicado originalmente pela agência Interfax

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies