Deputado condena ‘anexação da República Democrática Alemã’ em 1989

"Sugiro como resposta que encarreguemos o comitê de negócios estrangeiros de preparar uma declaração condenando a anexação da RDA pela RFA em 1989", disse Naríchkin Foto: Ullstein bild / Vostockphoto

"Sugiro como resposta que encarreguemos o comitê de negócios estrangeiros de preparar uma declaração condenando a anexação da RDA pela RFA em 1989", disse Naríchkin Foto: Ullstein bild / Vostockphoto

Iniciativa de legislador do Partido Comunista é resposta à acusação da presidente da APCE sobre anexação russa da Crimeia.

O presidente da Duma de Estado (câmara dos deputados na Rússia), Serguêi Naríchkin, incumbiu o comitê de negócios estrangeiros de trabalhar em uma declaração condenando a "anexação da República Democrática Alemã [RDA] pela República Federal da Alemanha [RFA] em 1989".

A ideia surgiu por iniciativa do deputado Nikolai Ivanov, do Partido Comunista da Federação da Rússia.

"Caro Serguêi Evguênievitch [Naríchkin], nós todos empatizamos com o senhor quando, em coletiva de imprensa em 26 de janeiro na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa [APCE], o senhor rebateu os ataques da presidente Anne Brasseur, que acusava a Rússia de 'anexar' a Crimeia", disse ele ao porta-voz.

"Sugiro como resposta que encarreguemos o comitê de negócios estrangeiros de preparar uma declaração condenando a anexação da RDA pela RFA em 1989. Ainda mais que, diferentemente da Crimeia, na RDA não houve um referendo popular", completou.

O presidente da Duma já havia afirmado, em coletiva de imprensa conjunta com Brasser, que a resolução da APCE sobre as sanções de abril contra a delegação russa era ilegal "porque a reunificação da Crimeia com a Rússia foi realizada com base nos resultados dos mais democráticos procedimentos: um referendo onde 97% dos moradores da Crimeia se colocaram a favor da reunificação com sua pátria, a Rússia".

Ele ainda disse afirmou que "a RFA anexou a RDA", mas que "a Rússia é categoricamente contrária a essa lógica tanto no caso da RDA, como no caso da República da Crimeia. Somos sempre contrários a critérios duplos".

 

Publicado originalmente pela agência de notícias Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies