Radicais levam sistema ucraniano a impasse

Os acontecimentos recentes na Ucrânia lembram os protestos da oposição na praça Bolotnaia, em Moscou Foto: Reuters

Os acontecimentos recentes na Ucrânia lembram os protestos da oposição na praça Bolotnaia, em Moscou Foto: Reuters

Grupos radicais nacionalistas estão desempenhando papel de liderança nos protestos na Ucrânia. Os recentes acontecimentos em Kiev mostraram que os líderes oposicionistas estão perdendo o controle sobre as ramificações da oposição e, com essa tendência, poderão perder de vez a possibilidade chegar ao poder.

Na tentativa de brecar os radicais, Vitáli Klitschko, renomado pugilista e líder do partido Aliança Democrática Ucraniana pela Reforma, recebeu uma descarga de extintor de incêndio dos seus próprios correligionários. Enquanto isso, Arseni Iatseniuk, líder da facção de oposição Batkivschena, e Oleg Tiagnibok, líder do partido nacionalista União Ucraniana Svoboda, preferiram não ficar no caminho dos ativistas radicais de direita.

As coisas chegaram a tal ponto que os radicais passaram a chamar os líderes dos partidos parlamentares de “impotentes e indecisos" ou “dançarinos de Maidan”, por serem incapazes de derrubar o poder. Eles se consideram a única força “pronta para realmente combater o regime”. Pela lógica, o próximo passo deverá ser a indicação de um líder próprio de direita, que pretende roubar a cena do atual trio de líderes oposicionistas.

Serguêi Markov, vice-reitor da Universidade de Economia Plekhanov e membro da Câmara Pública, considera perigoso o flerte dos liberais ucranianos pró-ocidentais com os nacionalistas. No entanto, está convencido de que “hoje estamos testemunhando a cisão entre esses dois grupos”. “Os recentes confrontos submetem essa aliança a um questionamento. Apesar disso, por enquanto eles planejam chegar ao poder com a ajuda dos nacionalistas”, diz Markov.

O educador também está convencido de que essa ameaça não se aplica à Rússia. "A questão é que a possibilidade da aliança entre nacionalistas e liberais surge devido ao fato de que, na Ucrânia, o nacionalismo tem um caráter antirrusso”, explica. “De acordo com todas as teorias, na Rússia, os líderes das revoluções laranja teriam que receber, ao mesmo tempo, o apoio do Ocidente e daqueles que têm tendências nacionalistas.”

O chanceler russo Serguêi Lavrov, que se referiu aos acontecimentos como “fora de controle”, propôs a mediação de Moscou nas negociações entre as autoridades locais e os manifestantes da Praça Maidan.

Futuro incerto

Os acontecimentos recentes na Ucrânia lembram os protestos da oposição na praça Bolotnaia, em Moscou. “Exatamente da mesma maneira, pessoas preparadas, portando objetos perfurantes e cortantes lançavam-se sobre a polícia, fazendo uso de pedaços de pavimento e pedras”, relembra Maksim Grigoriev, também membro da Câmara Pública e presidente da Fundação de Pesquisa da Democracia.

“O que está acontecendo agora na Maidan é um exemplo do que poderia ter se transformado a praça Bolotnaia se o governo e os órgãos de aplicação da lei russos não tivessem assumido uma postura civilizada, porém rigorosa”, acrescenta Grigoriev. Segundo ele, os ativistas acreditam que podem controlar a situação e fazem uso de diferentes forças políticas, incluindo extremistas, mas acabam sendo incapazes de controlá-las.

O diretor do Centro de Tecnologias Políticas na Ucrânia, George Chijov, salientou que a situação no país está se tornando cada vez mais imprevisível. “Tanto o governo quanto a oposição sistemática entendem que a situação pode se desenvolver de forma imprevisível e que nesse novo contexto poderá não haver lugar nem para um nem para outro”, afirma. Chijov descartou ainda a possibilidade de um afastamento antecipado do presidente Viktor Ianukovitch. 

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies