Criador de esquema de pirâmide financeira na Rússia quer se candidatar à presidência

Serguêi Mavródi Foto: RIA Nóvosti

Serguêi Mavródi Foto: RIA Nóvosti

"Vou me candidatar, sem dúvida! Quero ajudar meu país e sei como fazer isso", disse Serguêi Mavródi.

Serguêi Mavródi, criador do esquema de pirâmide financeira MMM, que atingiu milhões de russos nos anos 1990, anunciou sua intenção de se candidatar à presidência do país.

"Vou me candidatar, sem dúvida! Quero ajudar meu país e sei como fazer isso", disse Mavródi ao ser perguntado pela agência “RIA Nóvosti” sobre se a atual oposição é capaz de indicar um candidato sério, com um programa econômico forte, e se ele mesmo tem a intenção de disputar o cargo.

Mavrodi diz se considerar um político por contar com o apoio de "milhões, dezenas de milhões" de eleitores.

"Na verdade, atualmente, a MMM é a única organização oposicionista real. Não existem outras. Aquelas que existem são fantasmas", afirma Mavródi.

As próximas eleições presidenciais russas ocorrerão em 2018.

Recentemente, o desejo de concorrer foi expresso pelo conhecido blogueiro russo Aleksêi Navalni.

“Navalni não tem nenhuma chance de se eleger, ele próprio está perfeitamente ciente disso”, afirma Mavródi.

Segundo Mavródi, a Rússia precisa urgentemente construir seu próprio esquema de pirâmide, alternativo ao dólar. Para ele, o dólar tem as características de um esquema do tipo.

"Toda a moeda é um esquema de pirâmide, todo o sistema financeiro mundial é um esquema de pirâmide! Por si só, isso não é bom nem ruim. O ruim é ver que a Rússia está afastada desse processo", disse Mavrodi.

Segundo ele, o proveito é tirado por aqueles que construíram o esquema vigente e ocupam o seu topo: “os chamados países avançados do Ocidente, os EUA e a Europa".

Para Mavródi, a Rússia poderia emitir títulos públicos rentáveis, com uma segurança limitada ou nula, para atrair ao país "enormes recursos financeiros e reorientar os fluxos financeiros globais".

Década de 1990

No início dos anos 1990, Mavródi criou o maior esquema de pirâmide financeira do país, conhecida como MMM, que contou com a participação de 10 a 15 milhões de pessoas.

A primeira versão da MMM durou cerca de três anos, até a crise da dívida pública de 1998, quando o sistema de títulos públicos de curto prazo entrou em colapso e o governo se declarou inadimplente.

Em 2007, Mavródi foi condenado por fraude a quatro anos e meio de prisão. Após sua libertação, ele prometeu "fazer alguma coisa" para devolver aos investidores seu dinheiro.

No início de 2011, ele anunciou o lançamento de um novo projeto, o MMM-2011. Em maio do ano passado, Mavródi suspendeu os pagamentos aos investidores e anunciou o lançamento do projeto MMM-2012. O Serviço Federal Antimonopólio reconheceu o projeto MMM-2011 como esquema de pirâmide financeira.

Mavrodi tentou se candidatar a presidente em 1996, mas teve seu pedido de registro como candidato negado pela Comissão Eleitoral Central.

 

Publicado originalmente pela RIA Nóvosti

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies