Rússia começa a destruir armas químicas complexas

Foto: mil.ru

Foto: mil.ru

Com uso de tecnologia nacional, russos pretendem eliminar seu arsenal químico até 2015.

A Rússia começou a destruição de suas armas químicas complexas que também contêm explosivos e estilhaços de projéteis, declarou o diretor do Serviço Federal para o Armazenamento Seguro e Destruição de Armas Químicas, Váleri Kapachin.

Para a destruição de armas químicas está sendo utilizada uma tecnologia de segurança desenvolvida no próprio país.

A fábrica de Leonídovka, na região do Volga, foi recentemente colocada em atividade para eliminar munições de composição complexa. “Falta iniciar as operações na República de Udmúrtia, a segunda linha na fábrica de Schutchie,  na região de Kurgan, e outra na região de Kirov”, acrescentou Kapachin.

Até o momento, a Rússia destruiu todos os agentes tóxicos armazenados em recipientes (gás mostarda e lewisite) e segue em frente eliminado as munições que contêm sarin, soman e VX.

No total, foram destruídas mais de 28 mil toneladas de agentes tóxicos, equivalente a 70% do estoque de armas químicas na Rússia.

A Rússia, os EUA e outros 186 países concordaram em destruir suas armas químicas no âmbito da Convenção sobre a Proibição de Armas Químicas, que entrou em vigor em 1997. Pelos compromissos assumidos, a Rússia deverá acabar com todas as suas armas químicas até 2015.

 

Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies