Como o fim das sanções contra o Irã afetará a Rússia

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Suspensão de medidas contra o Irã pode afetar economia russa, sobretudo indústria de petróleo e gás.

A redução das exportações de petróleo do Irã devido às sanções ocidentais não é significativa em termos absolutos. Por causa do embargo e outras medidas restritivas, os iranianos perderam cerca de 1 milhão de barris por dia ou 50 milhões de toneladas de exportações de petróleo. Isso se deveu à decisão dos países europeus de congelar as compras de petróleo iraniano e à diminuição das exportações aos países asiáticos.

Antes do embargo, a região da Ásia-Pacífico era o principal comprador do petróleo iraniano (cerca de 70% das vendas), e agora 95% do petróleo é exportado para essa região. Os asiáticos não podem desistir do petróleo iraniano, apesar das sanções e da lealdade ao Ocidente.

A demanda por petróleo na região da Ásia-Pacífico continua a crescer constantemente, e esses países serão capazes de absorver a oferta adicional do Irã e da Rússia. Na Europa, a situação é mais complicada. Devido ao volume dos fornecimentos russos (em torno de 250 milhões de toneladas ao ano), os fornecimentos iranianos para o mercado (25 milhões de toneladas por ano) não representam um potencial significativo de substituições.

Além disso, não foi a Rússia, mas a Líbia, o Iraque e a Arábia Saudita que substituíram o petróleo iraniano na Europa. Assim, esses países serão os primeiros afetados pela suspensão das sanções contra o Irã.

De um modo geral, petróleo iraniano é comparável ao petróleo russo em termos de custos de produção: em ambos os casos, os custos geralmente não ultrapassam os US$ 20 a 25 por barril. No entanto, os produtores russos têm que desenvolver jazidas cada vez mais complexas, e os preços já chegam até US$ 30 por barril. No futuro, essa situação vai se tornar ainda mais complicada.

Neste contexto, o Iraque é um rival mais perigoso, porque tem um maior potencial para aumentar a produção em longo prazo do que a maioria dos outros países do Oriente Médio, incluindo o Irã.

Quanto ao gás, o Irã ainda não pode ser considerado como um adversário da Rússia, já que quase não exporta esse produto, com exceção de uma pequena quantidade de fornecimentos para a Turquia – menos de 10 bilhões de metros cúbicos por ano. Por isso, o embargo quase não afetou os fornecimentos de gás.

É muito provável que a suspensão das sanções levará a uma nova queda dos preços do petróleo. O mercado mundial ainda está com excesso de oferta. No futuro, devido ao crescimento do consumo, o mercado mundial vai se livrar do excedente, mas o retorno do petróleo iraniano pode atrasar isso por mais um ano. 

Mesmo assim, a economia russa tem indústrias interessadas na suspensão das sanções. Todas as empresas que têm relações comerciais com o Irã, seja exportadores de grãos, madeira, metais, máquinas e equipamentos e importadores de frutas e legumes, apoiam a suspensão das sanções financeiras que entravam o comércio e aumentam os custos.

 

Aleksandr Kúrdin é chefe do departamento de estudos estratégicos em energia do Centro Analítico do Governo da Rússia.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies