A ética do urso (ou por que a Rússia e o Ocidente se entendem cada vez menos)

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ao agir com pouca clareza, Kremlin faz vir à tona impressões antigas – e negativas – sobre o país.

As impressões do Ocidente sobre a Rússia são desatualizadas e precisam de correção. Mas corrigi-las fica difícil, já que os próprios russos acreditam na sua própria propaganda e não pensam em interesses de longo prazo.

Ao longo dos anos que passei nos EUA, eu me acostumei com a diferença entre o que os americanos pensam sobre a Rússia e como os próprios russos imaginam a opinião dos americanos sobre a Rússia. A história de que ursos andam nas cidades é um estereótipo puramente russo sobre a Rússia nos Estados Unidos.

Na realidade, os americanos veem a Rússia de uma forma melhor e com mais respeito do que se imagina. Embora, é claro, que a imagem do urso que ultimamente Vladímir Pútin usa ativamente em seus discursos sobre a Rússia não gera nenhuma simpatia no exterior. De um modo geral, a escola ocidental de estudos políticos sobre a Rússia divide-se em dois grupos.

O primeiro – e numeroso – grupo defende a teoria de que Pútin transformou a Rússia em um país autoritário, com uma sociedade civil fraca. Eles acreditam que Pútin é o grande arquiteto político da Rússia de hoje e, por isso, o país não sobreviveria sem ele, assim como aconteceu com a saída de muitos de seus antecessores, de Ivan, o Terrível até Boris Iéltsin. As “Rússias deles” desapareceram rapidamente, e o novo líder tinha que mudar radicalmente a política do país. Tal ponto de vista é compartilhado, inclusive, pelo atual governo dos EUA.

O segundo grupo, no entanto, acredita que que Pútin representa um líder bastante típico na história da Rússia. Seu objetivo não é executar o seu programa (que ele provavelmente não tem), mas preservar o poderoso status quo, junto com estratégias de desenvolvimento da Rússia, criadas há séculos. Nesse sentido, não há “a Rússia de Pútin”, mas há um “Pútin da Rússia”, que nada mais é que um produto das instituições políticas e tradições nacionais. Essa visão existia na política dos EUA na primeira década após o colapso da URSS e ainda persiste em alguns meios.

É claro que eu estou deliberadamente simplificando as coisas – essas duas posições não são assim tão simples. O Ocidente é muitas vezes acusado de preferir lidar não com a Rússia verdadeira, mas com a Rússia virtual, inventada nos escritórios dos centros de pesquisa de Washington. Pode-se até discutir o grau de inadequação da opinião dos analistas, mas fato é que hoje em dia o mundo precisa de uma opinião muito mais avançada sobre a Rússia.

Paralelamente, para poder ser entendida por todos, a própria Rússia deveria saber as respostas principais. O país deveria entender e esclarecer suas prioridades nacionais de longo prazo. Pode-se perceber alguma confusão, por exemplo, quando a adesão da Crimeia é apresentada quase como a pedra angular do Estado russo, embora um ano atrás isso não fosse mencionado pelo presidente nem pelos militares russos, e muito menos por diplomatas ou analistas.

Também é ingênuo pensar que um país que passou por vários colapsos nos últimos 100 anos será de repente percebido pela comunidade internacional como um guardião dos valores tradicionais. A reputação nacional é criada ao longo de muitos anos e deve ser baseada em aspectos reais, e não na credibilidade de sua própria propaganda.

Enfim, seria errado equiparar a concorrência entre países com confronto e hostilidade, o que muitas vezes se faz na Rússia. É obvio que a Rússia quer ser o melhor concorrente dos EUA e de todo o Ocidente. Washington compreende isso e até aceita. Assim como é natural que o Ocidente também veja a Rússia como seu concorrente e aja em conformidade com isso. 

Mas, mais do que nunca, é necessário fazer uma correção substancial da opinião sobre a Rússia no Ocidente. Nesse sentido, as atuais sanções só complicam a situação, pois limitam o acesso de qualquer representante ocidental à Rússia. Além disso, levar toda a Rússia para a periferia do mundo devido ao desacordo com alguma parte da sua política externa é uma visão míope. 

Por outro lado, mudar a opinião do Ocidente será impossível sem uma alteração radical da opinião da própria Rússia sobre o Ocidente. As atuais divergências políticas levaram a uma vulgarização louca da Rússia e de seus valores na civilização ocidental. A Rússia também precisa entender qual é a sua própria resposta à dúvida sobre a “Rússia de Pútin” ou “Pútin da Rússia”. Por quanto tempo mais o maior país do mundo estará disposto a ser visto como um urso?

 

Nikolai Zlobin é presidente do Centro de Interesses Globais

 

Publicado originalmente pelo RBC Daily
 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies