Isolar-se é preciso

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Enquanto a mídia internacional falava sobre o possível isolamento da Rússia de toda a comunidade internacional, população foi se adequando à reação do mundo exterior. Em meio à escalada de problemas internos e indiferença pelos acontecimentos externos, principal tendência entre os russos tem sido o desligamento voluntário da agenda global.

Ao longo de anos, o Centro Levada realiza o monitoramento da opinião pública na Rússia: mede-se a popularidade dos governantes, identificam-se as principais opiniões da população sobre a situação econômica e política do país, bem como sua opinião sobre os eventos mais importantes da atualidade. E é justamente a comparação dos resultados de 2013 e 2014 que mostra mudanças significativas na mente dos russos no que diz respeito à “informação”.

No final de 2013, as respostas para essa questão eram extremamente variadas: o evento que havia atraído maior atenção dos russos em novembro daquele ano era o tufão nas Filipinas; em dezembro do mesmo ano, foi a vez do revezamento da tocha olímpica. Outros acontecimentos notáveis para russos foram as inundações no leste da Rússia, a Euromaidan, a anistia de Khodorkóvski, a morte de Nelson Mandela e os tumultos nem Biriuliovo, nos arredores de Moscou. Estes e outros eventos atraíram, com certeza, a atenção de pessoas no mundo inteiro, e a Rússia não era muito diferente dos demais.

Um ano depois, a situação mudou bastante. Em dezembro de 2014, a população russa pareceu desligar-se da agenda global de informação. Entre os dez eventos principais do ano figuraram, por exemplo, os acontecimentos relacionados com a situação na Ucrânia e com o confronto entre a Rússia e o Ocidente. Porém, o evento principal, mencionado duas vezes mais do que qualquer outro, foi a desvalorização do rublo. O resto parecia de pouca importância.

Nesse contexto, os surtos de Ebola, o referendo sobre a independência da Escócia e as várias cúpulas internacionais quase não foram marcantes. Em primeiro lugar porque a Ucrânia, e, em seguida, o confronto com o Ocidente, fizeram por muitos meses sombra ao resto. Já em novembro e dezembro, a desvalorização do rublo e a depreciação dos preços do petróleo chegaram para afastar a agenda ucraniana.

Mas por que a agenda global parou de preocupar a população russa? A estrutura do público dos meios de comunicação da Rússia tem, é claro, papel importante nesse cenário. No país, em torno de 90% da população fica sabendo das notícias nacionais e internacionais pela televisão.

Há 4 canais populares entre os telespectadores (Canal 1, Rússia, NTV e Rússia 24), que são controlados por órgãos estatais, seja diretamente ou indiretamente. A quantidade de telespectadores que acompanham os meios da comunicação não estatais não excede 15% da população.

Quase imediatamente após a ocorrência da Euromaidan, a televisão estatal começou a cobrir ativamente o que estava acontecendo no país vizinho. Entre o final de 2013 e o início de 2014, a Ucrânia ocupou a maior parte dos noticiários na Rússia. Nem as eleições do presidente Vladímir Pútin, nem mesmo a guerra com a Geórgia em 2008, provocaram um interesse tão forte dos telespectadores.

No entanto, apesar da abundância de informação, os russos admitiam que não entender muito bem aquilo que estava acontecendo e assistiam as notícias “com pouca atenção aos detalhes”. Assim, apenas 12% dos russos admitiram procurar um ponto de vista alternativo ao oficial – 37% disseram nunca ter ouvido outro ponto de vista.

Mesmo assim, seria errado atribuir o “autoisolamento” exclusivamente à mídia controlada pelo Estado. Em muitos aspectos, isso se tornou possível com base na indiferença comum da população a tudo o que acontece fora do circulo estrito de parentes, amigos e conhecidos.

De acordo com várias pesquisas da opinião pública, a grande maioria dos russos (65%) permanece indiferente aos conflitos internacionais na Síria, Palestina, Líbia, Egito, etc., ou pelas eleições nos Estados Unidos, Ucrânia e outros países.

Paralelamente, a iminente crise econômica, que a população já está começando a sentir, provavelmente só reforçará o foco dos russos sobre os seus próprios problemas, e, assim, aprofundará o autoisolamento, retardando a volta do país a uma maior integração global.

 

Denis Volkov é sociólogo principal do Centro Levada.

 

Os textos publicados na seção “Opinião” expõem os pontos de vista dos autores e não necessariamente representam a posição editorial da Gazeta Russa ou da Rossiyskaya Gazeta"

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies