Hora de ‘descongelar’ relações

Ilustração: Konstantin Maler

Ilustração: Konstantin Maler

Receita para quebrar o gelo no cenário internacional requer humildade e ações concretas.

A situação na Europa e no mundo está alarmante. A crise ucraniana prossegue, e os esforços para resolvê-la não são adequados ao perigo que ameaça a todos. Nos últimos dias, algumas declarações deram impressão de que haveria chances de sair do atual impasse. Mas a agressão mútua continua, e pessoas continuam morrendo.

O resultado dos acontecimentos dos últimos meses é o catastrófico declínio do nível de confiança nas relações internacionais. Parece que diplomatas de ambos os lados estão se preparando para um confronto de muitos anos. Isso é extremamente perigoso. Mas como reverter a atual tendência?

"Sugiro aos líderes da Rússia e dos Estados Unidos que pensem em realizar uma reunião de cúpula com uma agenda ampliada, sem condições prévias".

Eu e outros veteranos da política mundial, que no nosso tempo fizemos muito para o fim da Guerra Fria, recebemos o pedido de criar uma espécie de “conselho de anciãos”, que trabalharia propostas para achar uma saída para a crise. Acho que vale a pena fazer isso – a experiência dos veteranos poderá ser útil. Mas gostaria de fazer algumas observações.

Em primeiro lugar, é necessário compreender a necessidade de cessar-fogo imediato e evitar uma catástrofe humanitária. Acho que ambos os lados do conflito ucraniano estão violando o cessar-fogo e são culpados pelo uso de armas perigosas e por violarem os direitos humanos. A “guerra até a vitória” não é possível. É hora de parar!

A base para resolução da crise ucraniana está nos acordos de Minsk. A Rússia, tal como declarou o presidente Pútin, consegue exercer influência sobre Donetsk e Lugansk. A comunidade internacional tem esse mesmo poder sobre o governo da Ucrânia, que, aliás, já reconheceu que o problema não tem solução militar. Precisamos usar todos os mecanismos e fazer pressão sobre as partes envolvidas no conflito.

Deve-se diminuir a intensidade da polêmica e das recriminações mútuas e evitar o aumento do atual pandemônio propagandista. Isso não trás benefício algum; só ajuda a empurrar ainda mais o problema para um beco sem saída. É preciso chegar a um acordo sobre a adoção de medidas urgentes para evitar uma catástrofe humanitária, além de criar uma aliança internacional que preste ajuda na reconstrução das regiões afetadas.

Em segundo lugar está a tarefa estratégica: restaurar a confiança. Esse passo deve ser dado simultaneamente à passagem da fase militar do conflito ucraniano para a fase política. E não é com declarações que a confiança deve ser restaurada, mas com ações concretas. Antes de tudo, levando adiante a construção da segurança europeia.

No final de 1990, foi aprovada a “Carta para a Nova Europa”, também conhecida como Carta de Paris. Depois se esqueceram dela, e o resultado foi a não desmilitarização da política europeia. Não foram dados passos concretos para a criação de instituições e mecanismos que garantissem a segurança europeia.

A Carta das Nações Unidas, assinada por 50 países em 1945, prevê que disputas e conflitos devem ser analisados e resolvidos em nível regional, antes de serem levados ao Conselho de Segurança da ONU. Por isso, é em nível regional que devem ser criados mecanismos e instrumentos de consulta na área da segurança, da diplomacia preventiva, da mediação e da regulação. As estruturas regionais estão mais próximas dos palcos de potenciais conflitos e podem, se necessário, ser usadas com maior rapidez e flexibilidade do que os mecanismos da ONU.

Devemos não apenas regressar à ideia proposta nos anos 1990 sobre um Conselho de Segurança para a Europa, mas também pensar em como equipá-lo com mecanismos que trabalhem em regime de estudo e monitorização dos conflitos existentes – “congelados” e emergentes – e tragam propostas de prevenção e medidas para resolver as diferenças. Esses mecanismos poderiam também assumir o preparo de equipes de observadores, mediadores e representantes da comunidade internacional nas áreas de tensão e conflito.

Enfim, precisamos voltar a trabalhar juntos no que se refere a desafios e ameaças globais. Hoje, o Ocidente praticamente deu as costas à cooperação com a Rússia nessas áreas. E isso ocorreu “além” das sanções. Mas será que alguém se beneficia com a recusa da luta conjunta contra o terrorismo, as alterações climáticas e as epidemias?

Sugiro aos líderes da Rússia e dos Estados Unidos que pensem em realizar uma reunião de cúpula com uma agenda ampliada, sem condições prévias. É necessário passar por todo o espectro das relações e dos problemas. Afinal, esses dois países têm uma responsabilidade específica e, quando eles se afastam dela, o mundo se depara com consequências terríveis.

Uma reunião semelhante deveria ser planejada entre a Rússia e a União Europeia. Nessa hora, não vale a pena ficar com medo de que alguém irá perder o prestígio ou vencer uma corrida propagandista. Isso tudo deve fazer parte do passado. Temos mais é que pensar no futuro.

 

Publicado originalmente pela Rossiyskaya Gazeta

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies