Exploração do espaço ganhará impulso com parceria privada

Ilustração: Konstantin Maler

Ilustração: Konstantin Maler

Projetos incluem transporte de satélites e desenvolvimento de robôs para estações espaciais. Empresas devem se ocupar de comercialização das tecnologias e criar uma concorrência saudável no espaço, enquanto governo investirá esforços na exploração da Lua e na futura missão a Marte.

No final de novembro, o presidente da fabricante de satélites Dauria Aerospace, Mikhail Kokoritch, propôs um novo projeto para a delegação russa da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Com a ajuda de um veículo lançador, o empresário quer organizar a entrega de nanossatélites a ISS e colocar satélites em órbita mediante solicitação dos clientes.

Segundo Kokoritch, o lançamento dos satélites em miniatura irá ajudar a obter recursos adicionais para o desenvolvimento da indústria espacial russa. O novo serviço seria lançado já em 2019, mas, levando em conta que a Rússia pretende deixar de utilizar a ISS em 2020, não se sabe se o projeto será realmente implantado.

Independentemente do sucesso de tal iniciativa, fato é que, até recentemente, os programas espaciais da Rússia mantinham-se como prerrogativas do Estado, mas algumas empresas comerciais já estão conseguindo se estabelecer no mercado. Além da Dauria, outro destaque nessa área é a ScanEx, que fornece imagens de satélite para os mapas da Yandex e do Rosreestr (Serviço Federal de Inscrição Estadual, Cadastro e Cartografia).

“Hoje estamos investindo quantias enormes no desenvolvimento de tecnologias espaciais. Mas, na etapa de sua comercialização, as empresas comerciais devem se conectar. E as agências federais precisam seguir em frente e se ocupar da exploração da Lua, dos asteroides e da missão a Marte”, explicou à Gazeta Russa Denis Liskov, vice-diretor da Roscosmos (Agência Espacial Federal Russa).

Nas próximas semanas, a Roscosmos deve apresentar para a análise do governo o projeto do Programa Espacial Federal para o período de 2016 a 2025. Segundo Liskov, graças a esse programa, os empresários poderão conhecer as tecnologias que serão desenvolvidas e aproveitá-las para criar os seus próprios produtos.

“Estamos interessados em quaisquer ideias e iniciativas das companhias comerciais”, disse o vice-diretor da Roscosmos. “Estamos prontos para apoiá-las para que, no futuro, possam criar para o Estado uma concorrência saudável no espaço.”

Entre as áreas promissoras para as empresas privadas estão a navegação, a comunicação, a filmagem e a robótica. Durante uma palestra no fórum “Dias da Robótica”, realizado de 21 a 23 de novembro, Liskov comentou que os trabalhos na ISS poderão ser futuramente assumidos por robôs humanoides controlados remotamente, como no filme “Avatar”.

Do céu à terra

Pelos dados da Roscosmos, o volume do mercado mundial de serviços espaciais gira em torno de US$ 250 a 300 bilhões. No entanto, as empresas estatais e as agências federais continuam sendo os principais clientes nesse cenário. “Trata-se precisamente de serviços, e não da criação de naves espaciais e foguetes", destaca Liskov.

Na Rússia, o número de empresas privadas que poderiam usar os serviços espaciais é relativamente pequeno. Porém, Vassíli Belov, vice-presidente do Centro de Inovação Skôlkovo acredita que as startups russas podem ser requisitadas em todo o mundo, já que a demanda por tecnologias na área espacial está crescendo. “Os grandes projetos de corporações como Google, estimulam o desenvolvimento desse mercado”, aponta Belov.

Uma área promissora para o desenvolvimento de tecnologias espaciais é, segundo Belov, a agricultura. “Por exemplo, essa tecnologia pode ser aplicada à agricultura de precisão, na qual a filmagem do espaço permite que analisar as camadas do solo. Quando as máquinas estão introduzindo o fertilizante no solo, os equipamentos agrícolas trabalham em conformidade com a imagem obtida do espaço”, explica. Por meio desse processo, é possível economizar até 40% do adubo, que continua a ser a principal despesa no setor agrícola.

O vice-presidente do Centro de Inovação Skôlkovo compara o significado do sistema de navegação Glonass para as startups espaciais com a importância da App Store para os aplicativos. “Atualmente, existem na Rússia a plataforma, os satélites e os dados criados pelo Estado. É possível criar aplicativos industriais ao seu redor, desde a previsão de cotações, a análise de estoques de minério nos portos e muitas outras coisas. Seria ótimo se um grande número de inventores começasse a trabalhar nessa direção”, afirma.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies