Um futuro estável para a Ucrânia

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Na crise da Ucrânia, Moscou defende os seus interesses nacionais, alguns dos quais vitais, escreve Andrêi Suchentsov.

Existe na opinião pública do Ocidente a ideia difundida de que, no que se refere à crise na Ucrânia, a política russa é determinada pelas ambições pessoais do presidente Vladímir Pútin. Na Rússia, pelo contrário, acreditam que essa crise tenha sido criada pela expansão da esfera de influência do Ocidente para o Oriente. Essa expansão levou a uma situação de "jogo de soma zero" no espaço pós-soviético, onde alguns países permanecem mais ligados à Rússia do que outros. Na crise da Ucrânia, Moscou defende os seus interesses nacionais, alguns dos quais são vitais.

Vou tentar explicar a política russa com a ajuda de uma analogia contrafactual. Imaginemos que não tivesse acontecido o colapso da União Soviética há 23 anos, mas sim o colapso dos Estados Unidos. Como resultado, os Estados costeiros e fronteiriços de Washington, Califórnia, Arizona, Novo México, Texas, Flórida e Geórgia se separavam dos Estados Unidos. Os “ex-EUA” perderiam assim o seu conveniente acesso ao Oceano Pacífico, ao mesmo tempo que infraestruturas públicas vitais –o centro espacial da Nasa, bases militares e portos, oleodutos e ferrovias, centros de GPS e instalações industriais –passavam a ficar no território de outros Estados.

Washington gastaria as duas décadas seguintes no restabelecimento da economia e na criação de infraestruturas alternativas àquelas que tinham ficado em território de vizinhos que se recusavam agora a cooperar com os Estados Unidos. No entanto, alguns dos antigos territórios norte-americanos se manifestavam a favor do restabelecimento da união e Washington mantinha cooperação com eles.

Com esse pano de fundo, o influente e ativo poderio europeu começava a reforçar a sua presença na América do Norte e na América Latina, fazendo a sua expansão a partir de Cuba. A potência externa propunha aos antigos estados norte-americanos uma aliança militar e uma integração econômica sob o lema "Os países têm o direito soberano de escolher o seu próprio caminho". Entre os Estados Unidos e essa força externa se iniciava então um jogo de "soma zero". Atritos levariam a conflitos em volta do centro espacial no Texas e da base naval em San Diego, na Califórnia. Nesta luta, a força externa expandia a sua esfera de influência e os EUA protegiam os seus interesses. E tudo isso seria lógico.

Mesma lógica

É esta mesma lógica que explica a política da Rússia na Ucrânia, a política da proteção dos seus interesses –uma base militar na Crimeia, a passagem de recursos energéticos para a Europa, a cooperação comercial e industrial e os direitos da população russa. No lugar de Moscou, os Estados Unidos estariam agindo precisamente da mesma forma.

Mas agora não é a potência europeia que está expandindo a sua presença no Novo Mundo, mas sim os EUA e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Velho. Pela lógica de Bruxelas e Washington, os países do espaço pós-soviético têm o direito soberano de escolher em quais alianças políticas, econômicas e militares entrar. No entanto, os grandes países que ficaram fora da Otan questionam qual o papel dessa organização no continente e contra quem ela pretende se defender.

A Otan foi concebida depois da Segunda Guerra Mundial como uma aliança defensiva contra a União Soviética. O colapso da União Soviética foi seguido de uma tentativa de dar ao potencial poder do órgão funções mais globais, ou seja, a aliança passaria a atuar na defesa de ameaças de todo o mundo. Ao longo dos últimos 20 anos, a organização por duas vezes se colocou na defesa: contra a Iugoslávia e também contra o Afeganistão e a Líbia.

Em 2003, os membros da Otan discutiram se valia ou não a pena usarem a força no Iraque e, no final, os mais ativos deles decidiram que sim, que valia a pena. No contexto da crise ucraniana, o secretário-geral adjunto da Otan, Alexander Vershbow, referiu que a organização via a Rússia como uma ameaça. Ele repetia aquilo que antes dele afirmavam alguns legisladores norte-americanos e os governantes dos países bálticos e da Polônia.

Nem todos na Otan compreendem que os Estados pós-soviéticos são muito frágeis. Provocações externas destroem a estabilidade política nesses países e, com isso, as condições para o seu crescimento econômico. Isso impede a passagem rápida dos Estados do espaço pós-soviético pela armadilha da renda média para o nível dos países desenvolvidos da Europa. É o bem-estar que leva à democracia e não vice-versa.

Os habitantes dos EUA e da União Europeia, que no decurso de uma geração assistiram à rápida integração e desenvolvimento, acreditam que o mundo inteiro vive no mesmo ritmo que eles. No entanto, o espaço pós-soviético esteve todos esses anos assistindo a outros processos: a decomposição da comunidade e a tentativa de evitar os conflitos daí resultantes.

Recuperação

Nos últimos anos, a Rússia tenta recuperar a posição de núcleo dinâmico da Eurásia. Na Ucrânia, esse processo é confrontado com a expansão da zona de influência do Ocidente em direção ao Oriente.

Na verdade, não foram os Estados Unidos que iniciaram a revolução em Kiev. Mas eles decidiram usar a situação para reforçar a sua posição, contribuindo assim para a divisão da sociedade ucraniana e fortalecendo nela forças políticas irresponsáveis. O novo governo de Kiev tentou usar os EUA e a Otan para combater a Rússia, da mesma forma que já antes tinha tentado fazer Mikheil Saakashvili, que atacou as forças de paz russas na Ossétia do Sul em 2008.

Ao apoiar a integração euro-atlântica da Ucrânia, o Ocidente estilhaça o país em várias partes e causa danos irreparáveis nas suas relações com a Rússia. Conclusão inevitável: é do interesse de todas as partes começar a acordar como vão ficar as regras de interação na Europa e como conseguir um futuro estável para a Ucrânia.

 

Andrêi Suchentsov é professor associado do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou e pesquisador do Clube Valdai.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies