A herança russa na cúpula do G-20 em Brisbane

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Além de temas novos, como energia e ebola, cúpula trará resultados de 2013, Rússia presidiu cúpula.

O crescimento global do PIB em 2% acima do nível atual, bem como o estímulo ao emprego e à criação de postos de trabalho serão temas principais da cúpula do G-20 em Brisbane, na Austrália, entre 15 e 16 de novembro.

O principal objetivo da Austrália para este ano é a construção de estratégias conjuntas de crescimento em quatros áreas principais de desenvolvimento de todos os países do G-20: investimentos, empregos, comércio e concorrência.

A maior parte das medidas elaboradas é nova, em comparação com aquelas que foram anunciadas no ano passado.

Também serão também discutidas medidas para a reforma da arquitetura financeira moderna, o sistema de regulação financeira e o sistema fiscal.

Os tópicos de financiamento de investimentos e de ações conjuntas para combater a evasão fiscal e a erosão da base tributária foram colocados na agenda pela primeira vez durante a presidência da Rússia.

Herança russa

Em todas essas áreas foram alcançados resultados significativos. O plano de política tributária já foi parcialmente cumprido e a mesma dinâmica se nota na troca automática de informações fiscais.

Na área da regulação financeira ainda há muito trabalho a ser feito, mas já foram alcançados resultados significativos na melhoria da estabilidade das instituições, na área de redução de riscos associados com o “shadow banking” e na transição para condições mais seguras do funcionamento do mercado de instrumentos financeiros derivados.

O trabalho conjunto já está além da regulamentação bancária. Estamos nos aproximando de um trabalho coordenado de harmonioso de nossos órgãos reguladores dos mercados financeiros.

Energia

A cúpula também será plataforma para a discussão de outras questões muito importantes. Pela primeira vez serão discutidas questões sobre energia.

Chegou a hora de refletir sobre a inadequação das instituições internacionais de energia às realidades que observamos nesse setor. O papel das economias emergentes, que hoje não são representadas nas instituições globais de energia e, consequentemente, não podem influenciar sua tomada de decisões, deve ser reforçado.

Está mudando o papel dos fornecedores e consumidores de energia tradicionais. Tudo isso se reflete no equilíbrio de poder, mas ao mesmo tempo, as instituições tradicionais atualmente não oferecem oportunidades para um diálogo de qualidade, portanto é muito bom que o G-20 tenha começado a desenvolver esse tema.

Os desafios atuais para o desenvolvimento econômico e social do mundo, como, por exemplo, a disseminação do ebola, também estarão entre os temas da cúpula.

 

Svetlana Lukach é a assessora governamental russa nomeada ("sherpa") na Cúpula de Brisbane

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies