A era da multipolaridade prática

Ilustração: Tatiana Perelíguina

Ilustração: Tatiana Perelíguina

Tentativas de dividir o mundo entre "nós" e "eles" só levam a novos conflitos, diz diretor de agência que desenvolve as relações internacionais da Rússia no exterior.

A humanidade assinala este ano um século desde o início da Primeira Guerra Mundial. O que aconteceu há cem anos por causa de contradições dentro da mesma civilização resultou em milhões de vítimas em todo o mundo, apesar de, ao que tudo indicava, a humanidade ter na época atingido um grau bem elevado de compreensão mútua e progresso.

O elevado potencial cultural e intelectual da civilização europeia também não conseguiu evitar a Segunda Guerra Mundial, entre as principais causas da qual esteve a teoria xenófoba da superioridade racial que tomou conta das mentes de nações altamente desenvolvidas da Europa. Da Segunda Guerra Mundial nasceu imediatamente a Guerra Fria. Um quarto de século atrás desapareceram as bases ideológicas para a sua continuação, o bloco dos Estados socialistas se dissolveu e a União Soviética se desfez.

No entanto, esse exemplo não foi seguido pelos antigos antagonistas do bloco, que não só preservaram, como passaram a fortalecer e a expandir a sua infraestrutura militar e política. Com isso se mantiveram as condições prévias para o ressurgimento de cismas e contradições no continente eurasiático, que foi o que começou inevitavelmente a se manifestar nos acontecimentos das últimas décadas, desde a guerra na ex-Iugoslávia até o atual conflito na Ucrânia.

Em relação à multinacional e multicultural União Soviética do tempo da Guerra Fria, o Ocidente usou uma política de contenção. Mas a União Soviética já não existe mais. E não existe nenhuma razão para a continuação da Guerra Fria. No entanto, não surgiu nenhuma política nova qualitativamente diferente do Ocidente em relação ao país sucessor da URSS, isto é, em relação à Rússia moderna.

A política de envolvimento poderia ter sido diferente. Mas o Ocidente não conseguiu resistir à tentação de gozar os frutos da "vitória" da Guerra Fria. Vitória imaginária, é preciso que se diga, uma vez que seu fim foi, em igual grau, realização e resultado dos esforços de todos os seus participantes.

Divisão

Seja como for, houve uma divisão do mundo entre "nós" e "eles" e certos países foram colocados entre a falsa escolha do "está conosco ou está contra nós?" Primeiro foi a Polônia e a Bulgária, depois foi a vez da Geórgia e da Moldávia, agora é a Ucrânia e, mais tarde, quem sabe,  Bielorrússia e Cazaquistão, por exemplo.

E a Rússia? Terá o Ocidente alguma estratégia "russa"? Uma estratégia, no verdadeiro sentido da palavra? Não, não tem. E nunca teve. Afinal, se tal estratégia tivesse existido, nós, tal como no seu tempo aconteceu com a França e a Alemanha, que criaram a atual União Europeia, teríamos esse tempo todo nos concentrando naquilo que já nos une e não naquilo que ainda nos separa. Mas toda a experiência das duas últimas décadas mostra que, quando se trata de política em relação à Rússia, o foco é feito precisamente nas diferenças, não nos fatores unificadores.

Temos de admitir que o Ocidente está se arriscando a perder a Rússia ao adquirir "novos aliados" ao longo de suas fronteiras. E esse é o principal erro de cálculo geopolítico do Ocidente. Afinal, nada de terrível vai acontecer com a Rússia. Mas não existirão alianças, não existirá nenhum envolvimento a nível global.

Enquanto não nos juntarmos não será possível vencer o terrorismo, a ameaça do narcotráfico, os problemas energéticos, os de acessos à água potável e os de desenvolvimento sustentável.

Ucrânia

No Ocidente, tentam apresentar a situação na Ucrânia como uma consequência das ambições imperialistas da Rússia que ameaçam os seus vizinhos. No entanto, tal primitivismo da crise de forma alguma contribui para a busca de caminhos para sair dela.

As verdadeiras causas dos acontecimentos trágicos na Ucrânia estão englobadas, principalmente, na tentativa de apresentar o conflito interno naquele país como consequência de certas contradições de valores que deixam antever uma nova divisão das nações entre "corretas" (capazes de assimilar determinados valores) e "erradas". Na verdade, na base dos conflitos que tentam interpretar como entre civilizações estão, na maioria das vezes, problemas de natureza econômica e social.

Eles estão relacionados com as persistentes diferenças nos padrões de vida, no desenvolvimento nacional, na distribuição da riqueza e nas direções dos fluxos de recursos globais.

No caso da Ucrânia, todos esses problemas foram agravados pelo desejo dos nacionalistas de ignorar as tradições históricas, culturais e nacionais do seu próprio país, no desejo de dividi-lo em "nós" e "eles" e, em seguida, em transformar o país em um local apenas para os ucranianos. As inevitáveis ​​consequências de tais políticas vão desde a violência física contra os cidadãos que não concordam com este rumo dos acontecimentos, até a guerra civil em grande escala, sendo que ela se tornou possível, em primeiro lugar, devido ao apoio incondicional que os nacionalistas ucranianos recebem de fora.

O exemplo russo, pelo contrário, consegue convencer de que é possível a coexistência secular de diferentes raças, culturas e religiões dentro de um único Estado. Em geral, a história da Rússia é a história de um diálogo entre diferentes civilizações. Ela nem sempre evoluiu da melhor forma. No entanto, o nosso país conseguiu encontrar um modelo de convivência em nome do bem comum, o que torna a sua experiência única e merecedora de ser estudada. Talvez seja precisamente por causa de suas especificidades civilizacionais que a Rússia nunca foi uma potência colonial, antes pelo contrário, deu uma contribuição significativa para o colapso do sistema colonial no mundo.

A Rússia continua disposta a contribuir para o desenvolvimento do diálogo entre civilizações porque não vê qualquer alternativa a ele. Mais precisamente, porque vê que, em particular, os mecanismos de liderança unipolar provaram perante os nossos olhos ser um beco sem saída e até mesmo um perigo.

Apesar da dificuldade, a humanidade está entrando em uma nova era, a era da multipolaridade prática. É hora de nos prepararmos para ela e não de ficarmos agarrados às receitas do passado.

 

Konstantin Kossatchov é diretor da agência Rossotrudnditchestvo.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies