A Europa que perdemos

Ilustração: Aleksêi Iórch

Ilustração: Aleksêi Iórch

Na celebração de 25 anos da queda do Muro de Berlim, o mundo assiste não à união do Velho Mundo, mas a sua desintegração. Por que os devaneios de uma Casa Pan-Europeia não vingaram?

Na manhã de 8 de novembro, pulo da cama feito gato escaldado: perdi a hora! Claro, tinha ficado até tarde elaborando uma apresentação para a conferência do 25º aniversário da queda do Muro de Berlim na “Casa Pan-Europeia”, recém-inaugurada na Potsdamer Platz. Há muito que a “Casa” já se tornara pan-euroasiática, mas resolveram assim chamá-la em homenagem à ideia inicial de Gorbatchov. 

Tenho que correr para a estação, não posso perder o expresso Berlim-Moscou. Desde que colocaram o itinerário em operação, há seis anos, aboli os voos para a Europa. Afinal, é melhor fazer a viagem de seis horas em um trem confortável e... Oh, mas que som é esse?

E foi então que acordei de verdade com o despertador. A soturna manhã de novembro combinava perfeitamente com as notícias transmitidas em torrentes pelo rádio. 

Novamente, houve disparos de artilharia em Donetsk e civis foram mortos. David Cameron ameaça a Rússia com novas sanções. Começam os treinamentos militares da Otan nos Bálticos... 

A “Casa” ficou no sonho e a comemoração do 25º aniversário da queda do Muro de Berlim não está sublinhando a unidade do Velho Mundo, mas sua nova cisão.

Mas o que deu errado? A desagregação da União Soviética, que deveria ter gerado uma gradual e equilibrada convergência, transformou-se em uma rápida partilha da “herança soviética”. A criação de uma “Casa Pan-Europeia” baseada em padrões ocidentais poderia ser coroada com êxito somente em um caso: se o mesmo destino da União Soviética tivesse tido, em seguida, a Rússia, cujas partes provavelmente teriam sido digeridas pelo projeto de integração europeia.

Mas isso não aconteceu, e o país passou a ser um obstáculo para a marcha vitoriosa do projeto ocidental. O Ocidente não podia reconhecer a Rússia como cocriadora, igualitária, da nova Europa. E a Rússia não aceitava o papel de subordinada.

Como resultado, começou o “cerco”, a expansão daquelas instalações que os europeus ocidentais erigiram em seus territórios durante a Guerra Fria, com a ativa colaboração dos EUA, e que em seguida começaram a complementar com estruturas auxiliares. 

Mais cedo ou mais tarde, essas obras iriam dar de encontro com o “terreno” do vizinho, ou seja, a parede de outro edifício que a Rússia começou a restaurar e reconstruir, recuperando-se gradualmente de seu desmoronamento do início dos anos 1990. 

Existiu realmente a chance de se construir uma casa pan-europeia? Se a URSS tivesse sido preservada não como um império comunista, e sim como uma comunidade racional, interligada por vantagens mútuas, a Europa poderia ter se unificado com base em princípios verdadeiramente igualitários. 

A integração iria se firmar sobre dois pilares: Bruxelas e Moscou. E o fruto dessa convergência seria uma estrutura qualitativamente diferente, na qual o fornecimento de energia jamais iria gerar crises, a democracia não seria acompanhada da completa desindustrialização, tal como ocorreu nos países Bálticos, e os habitantes do leste desse enorme espaço geográfico não iriam preencher o mercado de trabalho barato e ilegal da sua parte ocidental. E, é claro, após 25 anos, não estaria em pauta a questão sobre uma nova militarização da Europa Central e sobre o retorno da ameaça à segurança europeia.

 
Fi
ódor Lukianov é editor-chefe da revista Russia in Global Affairs.


Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies