Marinha russa precisa de um porta-aviões?

Ilustração: Konstantin Maler

Ilustração: Konstantin Maler

O papel da Marinha nos conflitos modernos não é menos importante do que o da aviação. Nesse sentido, a resposta para a pergunta sobre quais tipos de navios de guerra devem estar a serviço da Marinha russa tem importância fundamental. Será que ela precisa mesmo de porta-aviões?

Hoje, o tipo mais comum de confronto armado é o conflito assimétrico entre um exército regular e unidades paramilitares, como guerrilhas ou milícias, que não obedecem às regras "clássicas" da guerra. Nessas circunstâncias, o uso de porta-aviões assume importância especial. Ao contrário dos submarinos, um porta-aviões pode prestar apoio necessário ao grupo de vistoria e à inspeção de navios, libertação de reféns ou ao desembarque de tropas na costa, além de controlar as rotas de transporte marítimo e proteger embarcações mercantes de ataques de piratas ou aéreos.

No entanto, o programa de armamentos da Rússia para o período de 2011 a 2020 não tem dispositivos relativos à construção de um porta-aviões nacional, apresentando como principal força de ataque os submarinos nucleares armados com mísseis de cruzeiro.

O programa de porta-aviões teve altos e baixos na era soviética e pós-soviética. Como os líderes soviéticos encaravam porta-aviões como arma de agressão capitalista estranha à doutrina naval soviética, eles mandaram construir cruzadores porta-aviões e equipá-los com aviões V/STOL, que, em inglês, significa "decolagem e pouso vertical ou em curta distância". No entanto, em 1991, o programa soviético de V/STOL foi encerrado após a queda de um V/STOL (Iak- 41M) no convés do cruzador porta-aviões Almirante Gorchkov durante testes. O mais famoso V/STOL é o Harrier, fabricado na Inglaterra pela British Aerospace, a única empresa do mundo a conseguir levar à prática esse projeto.

No outro extremo, em 2008, o então comandante-geral da Marinha russa, almirante Vladímir Masorin, sugeriu construir, nos 20 anos subsequentes, seis forças-tarefa de porta-aviões de ataque. Na sua opinião, isso permitiria à Rússia ter a segunda mais poderosa frota de superfície do mundo, após os EUA. Se o país tivesse deixado se envolver nessa competição, seu colapso econômico e militar não teria tardado a acontecer.

Por apreço à justiça, devemos dizer que a Rússia já tem um porta-aviões. Trata-se do navio aeródromo Riga (também conhecido como Leonid Brejnev ou Tbilissi, e, desde o outono de 1990, como Almirante Kuznetsov), que teve seu batimento de quilha em 1982  nos estaleiros de Nikolaev. Todavia, esse navio dificilmente pode ser considerado um porta-aviões moderno.

Em primeiro lugar, ele utiliza uma caldeira e uma turbina a vapor marítima como principal meio de propulsão, o que restringe sua aplicação, contrariamente aos porta-aviões munidos de unidades de propulsão nucleares. Em segundo lugar, em vez de catapultas a vapor usadas para a decolagem de aviões nos porta-aviões americanos, os aviões embarcados russos decolam a partir de uma rampa de proa. A experiência mostra que só a catapulta a vapor garante a decolagem segura de aeronaves em todas as condições.

O principal argumento dos opositores do porta-aviões é a tese de que em si ele não é uma arma e necessita de aviões e navios de apoio. Mas nenhum dos navios modernos, nem mesmo um submarino nuclear porta-mísseis, pode combater sozinho. Focada na frota submarina, a Marinha soviética desenvolvia também a frota de superfície. Como resultado, em 1991, a Marinha russa contava com mais de 100 navios de linha e de escolta, o que era mais do que suficiente para criar 15 grupos-tarefa de porta-aviões.

A aviação embarcada também não exigiria grandes investimentos. Os aviões embarcados russo são, em regra, versões modernizadas de aeronaves em serviço da FAR (Força Aérea Russa). O avião de quinta geração T-50 será produzido em duas versões: a terrestre e a embarcada. Isso significa que é preciso realocar as verbas disponibilizadas à construção de novas aeronaves até 2020: reduzir as compras das versões terrestres do MiG-29, Su -35, T-50 e aumentar as encomendas de suas versões embarcadas.

A realocação das verbas não prejudicará a FAR. Ao contrário dos mísseis de cruzeiro dos submarinos nucleares, um avião embarcado também pode decolar a partir de um aeródromo terrestre.

Sem porta-aviões, a Marinha russa pode enfrentar os piratas somalis, mas não pode defender os turistas russos contra outras Primaveras Árabes. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies