Por dentro do serviço militar obrigatório

Sistema russo tem semelhanças com o do Brasil, além de artimanhas para escapar.
O serviço militar regular na Rússia é rigoroso. Os recrutas não escolhem onde servir e podem ser enviados para qualquer parte do país.
Na Rússia, todos os jovens do sexo masculino com idade entre 18 e 27 anos devem obrigatoriamente se alistar no serviço militar. Os estudos em uma universidade podem até adiar o recrutamento, mas, assim como no Brasil, nem todos estão dispostos a servir.
Outra opção menos popular para se livrar do alistamento obrigatório é a troca de serviço militar por dois anos de trabalho em hospital, correios, biblioteca ou organização estatal. De acordo com os dados oficiais, em 2013, apenas 0,2% dos recrutas optaram por esse tipo de serviço alternativo.
Alguns continuam evitando o serviço militar com pós-graduação; outros ignoram o chamado oficial, subornam recrutadores ou são isentos do serviço por razões médicas. Além disso, professores e pais de três ou mais filhos estão liberados.
Há duas épocas de alistamento na Rússia: uma na primavera, e outra no outono. Em ambos os casos, o esforço é grande para obter o maior número possível de recrutados.
Não há férias ou dias de folga durante todo o período de um ano.
Após o colapso da União Soviética, o exército foi atingido por um significativo declínio moral e material.
Ao longo dos últimos sete anos, as forças russas conseguiram se reerguer e hoje são um dos exércitos mais eficientes do mundo.
Neste último ano, a Rússia exerceu um papel ativo em operações militares e grandes exercícios de treinamento. Além disso, os militares prosseguiram com as reformas do exército iniciadas em 2008.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies