Sochi storm Soviet Union in photos Romanov family last ball
Série de fotos apresenta raposas em seu habitat natural As mulheres dos Romanov em cores

Os 10 mosteiros mais belos no inverno russo

Templos e complexos cobertos de neve atraem devotos da arquitetura russa.
De Ksênia Issáeva, Gazeta Russa
Desça a página para ver mais

Lori/Legion-Media

Mosteiro Budista Shad Tchup Ling, fundado em 1995, no topo do Monte Katchkara, perto da cidade de Katchkanar, Montes Urais, a 1.707 km de Moscou.

Lori/Legion-Media

Fundado em 1337, o Mosteiro da Trindade-São Sérgio está situado em Sérguiev Possad, a 70 km de Moscou. É considerado lar espiritual da Igreja Ortodoxa Russa e tem mais de 300 monges residentes.

Lori/Legion-Media

O Convento de Novodevichy, também conhecido como Mosteiro Bogoroditse-Smolensky, é um dos conjuntos arquitetônicos mais belos da capital. Finalizado em 1524, este convento de edifícios (com bairros residenciais, edifícios administrativos, campanários e igrejas) foi erguido sobre uma espécie de península no rio Moscou.

Lori/Legion-Media

Convento da Trindade, em Murom. Na década de 1640, o rico comerciante Taras Borissov financiou o Convento da Trindade, cuja Igreja da Santíssima Trindade é decorada com telhas cerâmicas.

Lori/Legion-Media

O Mosteiro Svensky, situado na confluência dos rios Desna e Sven, está a 5 km de Briansk. Segundo a lenda, foi fundado pelo Conde Roman Mikhailovitch em 1288.

Iliá Pitalev/Ria Nôvosti

O Monastério de Kirillo-Belozersky, à beira do lago Siverskoye, foi fundado no fim do século 14. Seu fundador, São Cirilo, era descendente da nobre família moscovita Veliaminov. Ele passou de monge para arquimandrita (título dado aos hegúmenos, ou aos sacerdotes celibatários que sejam dignos de honra pelos seus serviços prestados) no Mosteiro Simonov, em Moscou, mas recusou esta alta posição e, aos 60 anos, se mudou para a região do lago Branco, onde fundou um mosteiro.

Lori/Legion-Media

O Mosteiro da Santa Mãe de Deus de Scheglovsky é um monastério masculino perto da cidade de Tula, a 180 km de Moscou. Sua principal catedral, que exibe o ícone de Maria, a doadora de leite, foi inaugurada em 1860 e hoje só abre durante as orações. Existem várias estruturas menores dentro do complexo, além de um tranquilo jardim. De um modo geral, sente-se um espírito de século 19 nesse lugar.

Lori/Legion-Media

Localizado na cidade de Istra, a uns 40 quilômetros de Moscou, o Mosteiro de Nova Jerusalém foi fundado em 1656 pelo Patriarca Ortodoxo Russo Nikon. O local foi escolhido porque, segundo o patriarca, assemelha-se à Terra Santa. O Rio Istra e os edifícios representam, de forma simbólica, o rio Jordão e Jerusalém, respectivamente.

Lori/Legion-Media

O Mosteiro Belogorsky está localizado a 85 km da capital regional de Perm. Devido ao clima, a catedral inteira fica coberta com geada durante o inverno, como se fosse um castelo açucarado de conto de fadas. A primeira igreja de madeira foi construída no local em 894.

Lori/Legion-Media

O Mosteiro Vysokopetrovsky é o mais próximo da Praça Vermelha (2 km). Situado na rua de Petrovka, foi provavelmente fundado por São Piotr, em 1315.
20 de novembro de 2016
Tags: mosteiro, inverno, ortodoxo

leia mais

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook