As mulheres dos Romanov em cores

Archive photo colored by Klimbim
Artista russa Olga Chirnina, também conhecida como Klimbim, coloriu fotos de fantasias de último baile imperial.

No final de fevereiro de 1903, aconteceu no Palácio de Inverno de São Petersburgo (que hoje abriga o museu Hermitage) o último baile a fantasia da Rússia czarista. O evento de dois dias, dedicado ao 290º aniversário da dinastia Romanov, foi o mais opulento já realizada durante o reinado de Nikolai 2º. / Baronesa Emma Vladimirovna Frederiks, dama de honra da Imperatriz Aleksandra Feodorovna.

O primeiro dia teve banquete e dança, e um baile de máscaras foi realizado no segundo. Tudo ficou registrado em um álbum de fotos que continua a inspirar artistas até os dias de hoje. A artista russa Klimbim, que já coloriu fotos de arquivos de heróis da Segunda Guerra Mundial e retratos de bailarinas russas, é uma delas. Seu último projeto foi justamente colorir uma série de fotos tiradas no último baile dos Romanov. / Princesa Zinaida Nikolaevna Iusupova como boiarda do século 17.

Todos os 390 convidados foram solicitados a comparecer à festa vestindo um traje tradicional russo do século 17, e as luxuosas vestes não decepcionaram. As senhoras da corte usaram vestidos de verão bordados com pedras preciosas e kokochniks (adornos de cabeça) adornados com joias finas de família; os cavalheiros, por sua vez, ostentaram túnicas ornamentados e chapéus de pele estilo boiardo. / Olga Petrovna Baranova, dama de honra da Imperatriz Aleksandra Feodorovna.

Grã-Duquesa Ksênia Aleksandrovna Romanova.

Uma das convidadas do baile em um vestido do século 17.

Uma das convidadas do baile em um vestido do século 17.

Condessa Maria Aleksandrovna Keller, vestida como jovem boiarda do século 17.

Condessa Elisabeth Mousin-Puchkina.

Princesa Elisabeth Obolenski, dama de honra da Imperatriz Aleksandra Feodorovna, vestida como jovem boiarda do século 17.

Princesa Varvara Aleksandrovna Dolgorukaia.

Aleksandra Aleksandrovna Taneeva em um vestido de festa.

A Guerra Russo-Japonesa foi deflagrada um ano mais tarde, seguida pela Revolução Russa de 1905. A crise econômica mundial marcou o início do fim do Império Russo, e a corte deixou de promover bailes.

Fotos: Arquivo/CGAIPD coloridas por Klimbim

Gostaria de receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail?
Clique aqui para assinar nossa newsletter. 

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies