Sochi storm Soviet Union in photos Romanov family last ball
As mulheres dos Romanov em cores Marcha na Praça Vermelha retoma desfile militar de 1941

Petrógliflos, o GPS de 5.000 anos de Altai

Passagens entre montanhas da região eram marcadas não só na memória das pessoas, mas por estelas, montes de pedras e gravuras rupestres.
De Ksênia Issáeva, Gazeta Russa
Desça a página para ver mais

Pável Filatov

O Chuysky Trakt, com cerca de mil quilômetros, começa em Novosibirsk (a quase 2.800 km de Moscou), e se estende pelo território de Altai até a fronteira da Rússia com a Mongólia. No quilômetro 723 da estrada, na margem direita do rio de Chuya, há um antigo santuário chamado Kalbac-tash. O local é adornado por petróglifos. // Caça de cabras. Perto do rio Elangash.

Pável Filatov

Marcação da mão de um homem da Idade do Bronze, em torno de 1.500 a.C.. Trata-se de imagem rara em Altai; entre os milhares de petróglifos na região, há apenas duas imagens de mão.

Pável Filatov

Imagem de uma caravana em um vale. Durante a Idade do Bronze (entre 2.000 e 1.000 a.C.), quando provavelmente estes petróglifos foram feitos, existia uma estrada nesse vão. Era usada ativamente por nômades para conduzir gado. Esta imagem não devia ter um sentido profundo, servindo apenas para guiar os povos antigos de Altai para a rota mais conveniente.

Pável Filatov

Altai é berço de muitos povos antigos da Ásia Central, e as montanhas da região eram um obstáculo intransponível para os nômades que se dirigiam ao leste. // Imagens de touros sacros com símbolos astrológicos. Idade do Bronze (2.000 a 1.500 a.C.).

Pável Filatov

Mas a experiência das gerações anteriores permitiu que eles dessem um jeito mesmo em meio às condições mais duras. // Rebanho de veados. Fragmento de composição central no santuário de Kalbac-tash.

Pável Filatov

As passagens pelas montanhas eram marcadas não apenas na memória das pessoas, mas por estelas, montes de pedras e inúmeros petróglifos. // Caravana de camelos. Perto do rio Elangash.

Pável Filatov

Mais de 200 sítios de petróglifos foram descobertos em Altai. // Cavaleiro, condutores de camelo e animais ungulados (mamíferos cujas extremidades dos dedos são guarnecidas por unhas desenvolvidas ou cascos). Perto do rio Elangash.

Pável Filatov

Animal mitológico descendo de um penhasco ataca pessoas. Idade do Bronze.

Pável Filatov

Cervos. Perto do rio Elangash.
13 de novembro de 2016
Tags: altai, história

leia mais

+
Curta a "Gazeta Russa" no Facebook