“Bem-vindos à URSS!” Veja como eram os cartazes soviéticos de turismo

www.adme.ru
Já nas décadas de 1920 e 1930 a publicidade soviética buscava fisgar o turista estrangeiro para visitar o país.

Crimeia, 1935.

É estranho pensar na União Soviética das décadas de 1920 e 1930 como um destino de viagem e com um mercado turístico crescente voltado para estrangeiros.

Leningrado, 1935.

Esses cartazes fazem uma ode à diversão, às viagens e ao lazer em geral, e contam uma história completamente diferente da propaganda soviética tradicional. 

Estrada militar georgiana, 1939.

Encomendados pelo Intourist, organização responsável pelo turismo de estrangeiros, esses cartazes apresentam uma perspectiva singular.

Tbilisi, Geórgia, 1939.

Muitas das obras têm estilo 'art déco' e transmitem uma sensação convidativa de liberdade, ou apresentam a URSS como a porta de entrada do Extremo Oriente.

Spas da URSS, 1930.
Baku, Azerbaijão, 1937.
Batum, Geórgia, 1936.
Ásia Central, 1934.
Cruzeiro pelo Volga, 1932.
“Visite a ensolarada Armênia”, 1935.
Cáucaso, 1936.
“Caçando na URSS”, 1931.
“A 'Intourist' convida você a visitar Magnitogorsk”, 1930.
Inverno na URSS, 1935.
Esportes de verão na URSS, 1936.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

LEIA TAMBÉM: Voar na União Soviética: quem podia pagar pela passagem? E para onde?

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies