O lado belo do comunismo: pin-ups à moda soviética

Ilustrador russo combina pin-ups com propaganda soviética em releitura de lendários cartazes da URSS.

O ilustrador russo Váleri Baríkin combina pin-ups com propaganda soviética. Originário de Níjni Nôvgorod, ele faz uma releitura dos cartazes que eram utilizados para despertar o senso de responsabilidade cívica dos cidadãos soviéticos. No lugar da literatura leninista e do maquinário pesado aparecem, contudo, garotas de seios avantajados e bebidas alcoólicas.

“Junte-se a nós no canteiro de obras!” Trabalhadores convidam garota para trabalhar com eles.

 A mostra “Pin-Up Soviética” foi montada em 2013 na Galeria de Arte Contemporânea e Museu Erarta, em São Petersburgo.  

“Compartilhe sua experiência de trabalho com os colegas de trabalho mais jovens!”

 As obras presentes na exposição, que apresentava uma fusão de cartazes soviéticos com pin-ups norte-americanas, compunham um gênero introduzido por Baríkin há cerca de quinze anos.

“Não atrapalhe enquanto estiver dirigindo!”

Não havia pin-ups nos tempos soviéticos. Por causa da devastação durante a Segunda Guerra Mundial, as mulheres russas dos anos 1940 e 1950 foram ensinadas a ser duronas e a trabalhar pesado. A Rússia nunca teve a oportunidade de desfrutar dos momentos felizes das pin-ups norte-americanas no período pós-guerra.

“Todo o salário deve ir direto para a esposa!”

Fiel à natureza dos bons velhos tempos, Váleri Baríkin desenha as pin-ups de forma sensual, permanecendo apropriado à série original.

“Como você trabalhou hoje?”

Trabalhador descontente com garota preguiçosa. O autor incorpora a estética das pin-ups norte-americanas aos pôsteres soviéticos, onde o personagem principal não é a imagem habitual de um construtor do socialismo, mas uma garota sensual.

“Jovem trabalhador, vá para a canteiro de obras!”

A maioria das imagens foram feitas no computador. As figuras foram tiradas de mulheres reais de Níjni Novgorod e Kirov. Primeiro, as mulheres foram fotografadas e, depois, as imagens foram editadas usando a técnica das pin-ups norte-americanas.

“Encanador! Garanta um trabalho de alta qualidade!”

 Os pôsteres com as pin-ups de Váleri Baríkin são famosos na Rússia. Suas obras foram expostas em todas as grandes cidades russas em conjunto com a exposição “Arte versus Geografia. Aliança Cultural”.

“Moscou está a um clique”

/ / As pin-ups tais como surgiram nos EUA. Trata-se do tipo comum de garota norte-americana, que foi modelo para milhares de pinturas criadas por grandes ilustradores entre o final dos anos 1930 e a década de 1960.

“Rumo a novos sucessos no trabalho!”

Na União Soviética, cartazes sociais retratando cidadãos felizes foram usados para transmitir mensagens importantes, desde advertências sobre os perigos do consumo excessivo de álcool até incentivar os trabalhadores a cuidar de suas ferramentas.

Este é o único cartaz que não retrata os tempos soviéticos. A icônica marca de esportes Adidas apareceu na Rússia após a queda da URSS.

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Sexo no primeiro encontro é mais comum na Rússia do que se pensa!

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? 
Então assine nossa newsletter semanal ou diária.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies