Síria: “Tudo o que tinha de ser eliminado foi”, garante vice-chanceler russo

Por intermédio da Rússia, governo síria concordou em eliminar por completo arsenal tóxico Foto: AFP/East News

Por intermédio da Rússia, governo síria concordou em eliminar por completo arsenal tóxico Foto: AFP/East News

Diplomata reiterou o fim do desarmamento químico na Síria e disse que ataques com gás cloro não têm relação direta com esse processo.

Em entrevista à agência de notícias Ria Nóvosti, o, vice-chanceler russo Guennádi Gatilov confirmou o fim do processo de desarmamento químico na Síria. “Consideramos que tudo o que tinha de ser eliminado foi. O programa e os objetivos foram alcançados, não ficou por resolver nenhuma questão importante”, disse.

Em um relatório divulgado em janeiro passado, especialistas em armas químicas da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) concluíram que gás cloro foi usado contra três aldeias sírias em 2014. Os ataques deixaram 13 mortos, e mais de 350 feridos.

Segundo Gatilov, os EUA aproveitam “de todas as maneiras possíveis” os dados sobre o uso de gás cloro na Síria para continuar pressionando o governo de Damasco. “O problema do cloro não tem a ver diretamente com o desarmamento do país.”

Em dezembro de 2014, o governo sírio informou à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) que militantes do Estado Islâmico haviam se apoderado de instalações industriais onde estavam armazenadas substâncias contendo cloro.

Rússia e EUA

Em setembro de 2013, a Síria, por intermédio da Rússia, concordou em assinar a Convenção Internacional sobre a Proibição do Desenvolvimento, Produção, Estocagem e Uso de Armas Químicas e eliminar por completo o seu arsenal tóxico.

A decisão foi forçada também pelas ameaças dos EUA, que responsabilizavam Damasco pelo uso de armas de destruição maciça em agosto daquele ano.

Durante o processo de desarmamento químico, as autoridades sírias avisaram que 8% das armas se encontravam em zona de operações militares, o que poderia dificultar o cumprimento dos prazos fixados.

Os representantes da OPAQ reconheceram que qualquer eventual atraso não seria encarado como sabotagem síria.

Em junho de 2014, foi anunciado que a última parte dos arsenais químicos havia sido retirada da Síria e eliminada. O laboratório a bordo do navio americano Cape Ray ficou responsável por neutralizar os produtos tóxicos pelos quatro meses seguintes. 

 

Publicado originalmente pelo Lenta.ru

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies