Embargo aos EUA e UE beneficiará América Latina

Foto: Alamy / Legion Media

Foto: Alamy / Legion Media

Os países da América Latina estão se preparando para se tornar os principais beneficiários do embargo de alimentos imposto pela Rússia sobre a produção de países que apoiam sanções econômicas antirrussas.

Na última quarta-feira (6), o presidente da Rússia, Vladímir Pútin, ordenou a introdução de um embargo anual à importação de produtos alimentícios dos Estados Unidos, países da União Europeia, Canadá, Austrália e Noruega.

No mesmo dia, foi realizado uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura do Brasil em Moscou. Além disso, o diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor), Serguêi Dankvert, se reuniu com os embaixadores de quatro países latino-americanos: Equador, Chile, Uruguai e Argentina.

Dankvert é co-presidente das comissões intergovernamentais com esses países.

Argentina

A Rosselkhoznadzor propôs aumentar o fornecimento de carne bovina, suína e de aves, queijos, laticínios, creme em pó, leite desnatado, manteiga, peixe, frutos do mar e uma série de frutas e legumes argentinos.

Além disso, o mercado russo está interessado na importação de produtos exclusivos para restaurantes, como, por exemplo, a merluza-negro e a corvina. As empresas russas e argentinas realizarão novas conversas durante a próxima reunião da comissão intergovernamental, que será realizada em 15 e 16 de setembro na Feira Mundial de Alimentos Internacional, em Moscou.

Brasil

Brasil e Rússia estão preparando um acordo bilateral que regule a importação de trigo e bacalhau russos. As partes iniciaram um processo de redução do custo de logística e de diminuição de importação de trigo americano e bacalhau português e sua substituição pelos produtos russos.

Em setembro, durante a Feira Mundial de Alimentos, as partes poderão assinar um acordo sobre garantias de qualidade e segurança de fornecimento de trigo russo. Se isso acontecer, a Rússia e o Brasil poderão carregar os navios em ambas as direções. Se o mercado brasileiro abrir as portas para os produtos russos, o impacto sobre o comércio bilateral será muito positivo.

Chile

Os especialistas afirmam que as exportações de vegetais, frutas, peixe e carne do Chile para a Rússia também crescerá consideravelmente. Devido ao desenvolvimento da sua produção de peixe vermelho, o Chile poderá preencher os segmentos anteriormente ocupados por Noruega e Polônia. 

De acordo com os dados da Rosselkhoznadzor, a importação de peixe do Chile, que no ano passado ultrapassou 53 mil toneladas, poderia ser multiplicado por até três, e o volume de compras de moluscos poderia ser de cinco a sete vezes maior. Também existe a possibilidade de aumentar o fornecimento de maçãs e batata.

Equador

O Equador poderá aumentar significativamente os volumes de fornecimento de frutos do mar, frutas, legumes e flores. O Embaixador de Equador na Rússia, Patricio Chávez Zaval, declarou que o país também poderá oferecer produtos de queijo e de leite. Segundo Dankvert, a Rússia está particularmente interessada na organização do fornecimento direto de flores sem intermediários europeus.

“É preciso criar centros de logística. A Rússia ajudará a organizar voos regulares de transporte”, disse.

Uruguai

O Uruguai recebeu a proposta para aumentar o fornecimento à Rússia de carne bovina, suína, peixe, mariscos, manteiga, queijo, maçãs, peras, frutas cítricas e vegetais.

O embaixador do Uruguai na Rússia, Anibal Cabral, declarou que será possível aumentar o fornecimento de carne bovina de alta qualidade, que poderia substituir a carne australiana e americana, populares na Rússia antes do embargo. Dankvert propôs preparar até o início de outubro um acordo bilateral que estabeleça as condições de fornecimento dessa produção.

Em setembro, o ministro da Agricultura do Uruguai visitará Moscou e terá a oportunidade de assinar um acordo de colaboração.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies