Cúpula dos Brics marca apoio dos membros à política russa

Além do fundo de reservas, as partes concordaram na criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics Foto: AP

Além do fundo de reservas, as partes concordaram na criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics Foto: AP

Recente cúpula dos Brics, em Fortaleza, resultou em várias decisões importantes, incluindo a criação de um novo banco de desenvolvimento e um fundo monetário análogo ao FMI. No entanto, especialistas ressaltam que o presente acordo tem apenas natureza declarativa dos planos de longo prazo do grupo. Além disso, acordos econômicos aprovados na reunião demonstraram intenção de aproximar países.

O principal acontecimento da 6ª Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizada em Fortaleza nos dias 15 e 16 de julho, foi a criação de um fundo de reservas cambiais, no valor de 100 bilhões de dólares americanos, a ser organizado em um formato análogo ao do FMI. O fundo terá a função de proteger os membros do Brics em caso de súbita falta de liquidez financeira.

Apesar de a Rússia ter defendido anteriormente a abertura da sede do fundo em seu próprio território, foi acordado pelos membros que a instituição será baseada na China, em Xangai. “Não creio isso gere qualquer temor, tendo em vista, principalmente, que a cota de participação da China será de 41%, enquanto a da Rússia se resumirá a 18%”, explicou à Gazeta Russa o vice-diretor do Setor de Controle de Projetos e Programas do Instituto de Serviço e Administração Pública, vinculado à Academia Russa de Ciências. As cotas do Brasil e da Índia também serão de 18% cada, e da África do Sul, de 5%.

Além do fundo de reservas, as partes concordaram na criação do Banco de Desenvolvimento dos Brics, com a missão de financiar projetos de infraestrutura para além das fronteiras nacionais de cada um dos países-membros. O presidente russo Vladímir Pútin afirmou durante o encontro que tanto o fundo monetário, quanto o banco de investimentos contribuirão de forma decisiva para a independência dos países do Brics perante a política financeira das nações ocidentais, diminuindo as possíveis influências nocivas das “potências do Ocidente”.

Pútin também chamou a atenção para o fortalecimento da cooperação comercial e de investimento perante a situação atual de deterioração das relações internacionais. Para tanto, a Rússia deu início a 37 projetos, divididos em diversas áreas, incluindo pesquisa e desenvolvimento e ajuda humanitária. A Rússia propôs a criação da Associação Energética dos Brics, pela qual serão lançadas as bases do Banco de Reservas para Combustíveis e do Instituto de Política Energética dos Brics.

Antes do encontro, os líderes assinaram outros documentos em matéria de cooperação nos setores de crédito à exportação e seguros destinados ao comércio internacional. “Outro resultado positivo da cúpula foi a assinatura entre Brasil e Rússia de um plano de ação para a cooperação econômica e comercial. As partes concordaram em atingir um volume de US$ 10 bilhões em trocas comerciais em médio prazo”, diz o analista-sênior do Wild Bear Capital, Viktor Neustroev.

A assinatura deste documento permitirá às empresas russas se integrarem rapidamente à economia brasileira, particularmente no setor de petróleo e gás. “Há um projeto em andamento onde a companhia ferroviária russa pretende se engajar na construção de ferrovias no Brasil.”

Reunião do contra?

De acordo com alguns especialistas, a cúpula ainda não produziu resultados econômicos significativos. “Precisamos ser realistas: atualmente o Brics é uma plataforma para o intercâmbio de opiniões e pontos de vista. É um clube social”, sugere Roman Andreeschev. Segundo ele, somente após a consolidação do status jurídico do Brics como organização internacional será possível falar sobre benefícios práticos de tais encontros periódicos.

“O presidente Vladímir Pútin viajou para a América Latina em uma tentativa de neutralizar os efeitos negativos das sanções ocidentais sobre a economia doméstica e intensificar a cooperação naquela região”, afirma o analista da ACS “Gradient Alfa”, Egor Dvinianoiv, acrescentando que a Rússia convidou os Brics e outras economias emergentes a se unirem para a defesa de seus interesses face aos Estados Unidos e outros países desenvolvidos.

Os diversos acordos econômicos aprovados na presente cúpula também demonstram a real intenção de fortalecer a amizade entre estes países, evitando o discurso vazio. “No entanto, trata-se de mais uma carta de intenções. É cedo falar sobre projetos reais”, continua Dvinianoiv. O Brics, de acordo com o especialista, tem toda a capacidade de se tornar um refúgio e centro de atenções para todos os países insatisfeitos com a política dos EUA.

O próximo encontro será realizado nos dias 9 e 10 de julho de 2015 na cidade russa de Ufa, a 1.350 km de Moscou. No próximo evento, os organizadores da cúpula de 2015 terão em mente as prioridades identificadas durante o encontro no Brasil.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies