Pútin oferece ajuda a Boston na investigação de bombardeios

Foto: Reuters

Foto: Reuters

Em comunicado no site do Kremlin, presidente russo aconselha coordenar esforços no combate ao terrorismo.

Nesta terça-feira (16), o presidente russo Vladímir Pútin ofereceu assistência da Rússia na investigação dos atentados que ocorreram durante Maratona de Boston, deixando três mortos e mais de 140 feridos.

Pútin enviou uma mensagem ao seu homólogo norte-americano, Barack Obama, expressando suas condolências. “A Rússia está pronta para ajudar as autoridades norte-americanas com sua investigação no que for necessário”, diz um trecho da carta publicado no site do Kremlin.

“Pútin condenou veementemente o crime e expressou sua convicção de que a luta contra o terrorismo requer esforços coordenados da comunidade global”, descreve o comunicado no site do governo.

Três pessoas morreram nesta segunda-feira (15) e 144 ficaram feridas – das quais 17 em estado grave – após duas fortes explosões atingirem uma multidão perto da linha de chegada da Maratona de Boston.

Ainda não está claro quem foi o responsável pelas bombas ou as razões do atentado. Obama prometeu na noite de segunda-feira que os responsáveis ​​pelas explosões seriam perseguidos e punidos, ao afirmar que os culpados sentiriam o “peso da justiça”.

O FBI assumiu a investigação dos atentados, segundo informações de imprensa norte-americana nesta terça-feira.

“Os atentados durante a Maratona de Boston representam um alerta para a Rússia, que sediará três eventos esportivos globais no próximo ano”, declarou o ministro dos Esportes russo, Vitáli Mutko. Além dos Jogos Olímpicos de Inverno 2014, em Sôtchi, a Rússia vai abrigar o evento Universiade no Tartarstão e o Campeonato Mundial de Atletismo, em Moscou.

“Para a Rússia, que está prestes a realizar uma série de eventos de grande escala, esse é um aviso sério”, disse Mutko. “Obviamente vamos endurecer nossas medidas de segurança”, acrescentou.

 

Publicado originalmente pela RIA Nóvosti

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies