10 carros em que Vladimir Putin já foi visto dando uma voltinha

Alexei Druzhinin/Sputnik
Na maioria das vezes, o presidente é escoltado por blindados, mas sabe-se que ele também curte ficar atrás do volante. Com uma queda por carros vintage, certa vez deu a George Bush uma carona a bordo de um GAZ-21.

ZAZ-968

Mais conhecido como o carro “mais desajeitado” da URSS, o ZAZ-968 foi o primeiro veículo que Putin dirigiu. Sua mãe ganhou na loteria e deu-lhe um presente.

Putin percorreu milhares de quilômetros no carro antes de vendê-lo a um de seus colegas da KGB. Quando se tornou presidente, comprou de volta o mesmo ZAZ-968, que agora mora orgulhosamente em sua garagem. 

GAZ-21

Grande fã de carros soviéticos, o presidente comprou um GAZ-21 Volga em 2005. George Bush cantou espingarda no salão, enquanto Putin mostrou suas habilidades no volante durante uma reunião entre os dois líderes em 2006.

NIVA

Putin usa outro clássico da URSS, um Lada NIVA 4X4, par viagens de pesca. “É 100% garantido de que passará onde um Mercedez não consegue, e se porta bem na neve”, diz.

KAMAZ

Qualquer pessoa que tenha testemunhado a cerimônia de abertura da Ponte do Estreito de Kertch (também conhecida como Ponte da Crimeia), em 15 de maio de 2018, viu Putin ao volante de um caminhão da KAMAZ.

O presidente liderou um comboio de 36 veículos que cruzou a ponte mais longa da Europa em apenas 16 minutos.

Mercedes ML

Apesar de preferir carros nacionais, Putin não desperdiça a chance de testar veículos estrangeiros. Em 2017, ele apareceu no antigo Mosteiro de Valaam em um Mercedes ML com seu motorista no banco do passageiro.

Yo-Mobil

O Yo-Mobil fez parte de um projeto de carro elétrico híbrido – mas que nunca viu a luz do dia além de alguns protótipos. Putin dirigiu um deles antes de o projeto ser abandonado em 2014.

LADA Kalina

LEIA TAMBÉM: Putin, o homem da banda B e do telefone vermelho (ups, amarelo!) 

Em 2010, Putin embarcou em uma viagem de quatro dias e 2.000 km, pelo Extremo Oriente Russo, de Khabarovsk a Tchita. O carro escolhido para a viagem foi um Lada Kalina – que causou boa impressão e foi chamado de “excepcional” pelo presidente.

Aurus Senat

Durante as horas de trabalho, Putin costuma ser levado em uma limusine blindada Aurus Senat. Mas, sempre pronto comandar o volante, ofereceu uma carona ao presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, durante uma reunião em Sochi, em 2018. 

Carro de Fórmula 1

Em 2010, Putin deu uma volta em um carro de Fórmula 1. “Mesmo no meu Zaporozhets (seu primeiro carro, o ZAZ-968), eu tinha mais espaço”, disse. Apesar de se sentir apertado, isso não foi problema para pisar no acelerador a 240 km/h.

Colheitadeira (não é um carro, mas tivemos que incluí-lo!)

Em 2011, quando era primeiro-ministro, Putin dirigiu uma colheitadeira enorme. A dupla, formada com o então presidente e atual premiê, Dmítri Medvedev, colheu 12 toneladas de milho.

Autorizamos a reprodução de todos os nossos textos sob a condição de que se publique juntamente o link ativo para o original do Russia Beyond.

Leia mais

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies