Torcedor precisará de passe especial na Copa 2018

"Passaporte do torcedor" será diferente para Copa do Mundo e das Confederações, mas procedimento para dar entrada nos documentos é igual.

"Passaporte do torcedor" será diferente para Copa do Mundo e das Confederações, mas procedimento para dar entrada nos documentos é igual.

PhotoXpress
'Passaporte do torcedor' substituirá visto no passaporte e passagens em transportes públicos na Copa das Confederações 2017 e na Copa do Mundo 2018. A Gazeta Russa preparou um roteiro especial para quem planeja assistir aos jogos.

A Rússia abriu seus primeiros centros de registro e entrega de "passaportes do torcedor" (também chamados "Fan ID") em São Petersburgo, Moscou, Sôtchi e Kazan, para aqueles que planejam assistir aos jogos da Copa das Confederações 2017 e à Copa 2018. Para quem planeja visitar o país para esses eventos, a Gazeta Russa responde a todas as dúvidas sobre o "passaporte do torcedor":

Pode-se assistir aos jogos sem o "passaporte do torcedor"?

Não! Sem o "passaporte do torcedor" não pode-se entrar nos estádios, mesmo que se tenha ingressos e tudo o mais em ordem. Esse cartão personalizado de espectador é feito de plástico e contém todos os dados pessoais do torcedor: nome, foto, dados do passaporte, contatos. As crianças também devem portar seus "passaportes de torcedor". Mas para conseguir o "passaporte do torcedor" é preciso, primeiro, comprar os ingressos.

Que vantagens tem o "passaporte do torcedor"?

Para os torcedores estrangeiros, o "passaporte de torcedor" substitui o visto e as passagens gratuitas nos transportes públicos. Com ele, é possível entrar nas fronteiras russas e usar o transporte público entre as cidades participantes dos jogos e dentro dessas. O direito ao transporte público é mantido mesmo que o fã repasse os ingressos dos jogos.

Como conseguir o "passaporte do torcedor"?

Há três maneiras: pedindo a entrega por correio no local de residência; retirando no centro de entregas; ou retirar diretamente no estádio.

Então, se você já tiver comprado o ingresso, o próximo passo será fazer o pedido do "passaporte de torcedor". Apenas após aprovação você poderá retirá-lo. O pedido pode ser feito por meio do site indicado ou nos centros de entrega (mas aí será preciso ir ao centro duas vezes, para pedir e para retirar).

Após o pedido, espere a aprovação por SMS e e-mail. Serão dois comunicados: o primeiro, informando que o pedido foi recebido para análise, o segundo, sua aprovação (ou não). Os organizadores prometem analisar os pedidos em até 72 horas.

Quando a mensagem for recebida com a aprovação, pode-se retirar o "passaporte do torcedor" nos endereços aqui descritos. O processo de retirada leva alguns minutos. É importante lembrar de levar consigo documentos de identidade ou passaporte. Para crianças de até 14 anos é preciso levar certidão de nascimento.

A retirada do "passaporte do torcedor" pode ser feito por terceiros também, mas com procuração. Nesse caso, é preciso levar uma cópia do documento do proprietário do "passaporte do torcedor" e procuração desse endereçada ao portador.

O que fazer se eu tiver mais de um ingresso?

Não é preciso pedir um "passaporte do torcedor" para cada ingresso. Apenas um "passaporte do torcedor" será usado para todo o período dos jogos, em todos os jogos, assim, só é preciso solicitar o documento por meio de um dos ingressos adquiridos.

Os "passaportes de torcedor" para a Copa das Confederações 2017 e para a Copa do Mundo 2018, porém, serão diferentes, já que são os eventos são, também, diferentes. Mas o procedimento de solicitação e retirada é igual nos dois eventos.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies