Atletismo russo ficará de fora das Olimpíadas no Rio

Atletas não corresponderam a critérios estabelecidos pela Iaaf, justifica órgão

Atletas não corresponderam a critérios estabelecidos pela Iaaf, justifica órgão

Reuters
Decisão, tomada nesta sexta-feira (17) em reunião do conselho da Iaaf, deverá ser anunciada em coletiva de imprensa.

A Araf (Federação Russa de Atletismo) confirmou a decisão do Conselho da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) de manter a atual suspensão da equipe de atletismo russa em torneios internacionais, incluindo as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em agosto.

“Posso confirmar que a suspensão continua em vigor e me abstenho de mais comentários”, disse o secretário-geral da Araf, Mikhail Butov, à agência TASS.

Butov, que também é membro russo do Conselho da Iaaf, foi visto no início desta sexta-feira (17) deixando a sessão no meio das discussões.

O ministro dos Esportes russo, Vitáli Mutko, declarou que Moscou reagirá à decisão da Iaaf.

“A decisão [de hoje] sobre a suspensão da Araf era esperada e fácil de adivinhar”, disse Mutko em entrevista à TASS. “Vamos vir com uma resposta.”

À luz dos diversos escândalos de doping que atingiram os esportes russos nos últimos tempos, a Iaaf havia suspendido temporariamente no ano passado todos os membros afiliados à Araf.

Mais cedo, o jornalista Owen Gibson, do britânico “The Guardian”, havia publicado em seu Twitter que “a Iaaf não irá levantar a suspensão dos atletas russos antes da Rio-2016, porque eles falharam em corresponder aos critérios da força-tarefa”. 

A decisão deverá ser oficialmente anunciada em uma coletiva de imprensa a partir das 17h de Viena (12h em Brasília), pelo canal da Iaaf no YouTube.

*Texto atualizado em 17/06/2016, às 13h07

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies