Governo russo reconhece jogos virtuais como esporte profissional

Mercado global de ciberesporte é estimado em US$ 750 milhões

Mercado global de ciberesporte é estimado em US$ 750 milhões

Reuters
Falta de clareza rege documento que versa sobre os limites da modalidade.

O Ministério dos Esportes da Rússia incluiu jogos virtuais no registro de esportes oficiais do país. A partir de agora, os jogadores on-line russos podem ser considerados profissionais do esporte ao lado de praticantes de futebol, basquete, pilotos e outros.

Isso significa também que jovens de ambos os sexos poderão competir também para os rankings de atletas no país, como o Mestre do Esporte da Federação Russa.

O documento, porém, não faz referência a uma lista oficial de disciplinas de ciberesporte, o que dificulta interpretação de quais jogos estariam incluídos na categoria.

O maior prêmio em dinheiro na história mundial dos jogos de computador, em torno de US$ 61,4 milhões, foi dado durante o torneio Dota 2, seguido pelos campeonatos dos jogos League of Legends, StarCraft II e Counter-Strike.

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