Jovens se reúnem em Milão para jogar futebol e debater valores humanos

Evento na Itália reunirá talentos de diferentes países e culturas

Evento na Itália reunirá talentos de diferentes países e culturas

Divulgação
Adolescentes de 32 países participam do programa internacional Futebol pela Amizade.

Jovens de 32 países foram escolhidas para formar o Centro Internacional Infantil de Imprensa do programa internacional Futebol pela Amizade, criado pela empresa Gazprom, patrocinadora oficial da Liga dos Campeões da Uefa. O fórum será realizado em Milão, na Itália, entre 26 e 29 de maio.

O programa internacional infantil Futebol pela Amizade une jovens jogadores de futebol de diferentes partes do mundo e tem como embaixador mundial o ex-jogador alemão Franz Beckenbauer. Para cada país participante, foi escolhida uma equipe de futebol, que terá a oportunidade única de representar seu país em um grande evento internacional que une esporte e causas sociais.

Cada equipe é acompanhada por um jovem jornalista, um menino ou uma menina entre 12 e 14 anos de idade, com talento para escrever e interesse em esportes e iniciativas sociais. Entre os participantes da edição de 2016, estão os vencedores de concursos que premiam jovens jornalistas, blogueiros populares e jovens fotógrafos e escritores.

O representante do Brasil é o adolescente Filipe Short Moreira, de 14 anos, que é um aficionado por esportes, principalmente futebol. A Argélia é representada por Nour Debsi, que com apenas 14 anos de idade já fala três idiomas: francês, inglês e árabe. Seda Saçmacı, da Turquia, escreve histórias de ficção, está aprendendo japonês, desenha e toca violino, piano e flauta. Fabienne Koeman representa a Holanda e não só irá escrever sobre futebol, mas jogar como zagueira, sendo a única menina em sua equipe.

Os jovens talentos já começaram seu trabalho antes do evento principal. Eles estão coletando informações, visitando centros de treinamento de futebol, entrevistando jovens jogadores de futebol e escrevendo notas sobre os eventos nacionais que estão sendo realizados como parte do programa e também estão se preparando para acompanhar sua equipe em Milão.

Durante o fórum, os participantes do Centro Internacional Infantil de Imprensa vão trabalhar junto com jornalistas profissionais na coleta de informações, elaboração de relatórios e redação de notícias para as contas oficiais do programa nas redes sociais.

"Eu amo ser jornalista porque tenho a oportunidade de compartilhar o que eu vejo no mundo. Sempre quero viajar para todos os lugares, conhecer pessoas diferentes e, especialmente, quero expandir meu conhecimento. O Futebol pela Amizade é um grande programa para as crianças. Ele vai unir crianças de diferentes países para que elas possam aprender mais sobre outras culturas", diz Thu Vo Ngoc Anh, 14 anos, jovem jornalista do Vietnã.

Valores em jogo

O programa social internacional e infantil Futebol pela Amizade foi implementado pela Gazprom no programa Gazprom para Crianças. O objetivo é desenvolver o futebol juvenil e promover tolerância e respeito em relação a diferentes culturas e etnias entre crianças de todo o mundo.

A edição anual do Fórum Internacional Infantil Futebol pela Amizade representa o maior evento do programa e reúne jogadores de 12 a 14 anos dos principais clubes de futebol. O primeiro fórum foi realizado em Londres, em 25 de maio de 2013.

O prêmio especial do programa - a Taça dos Nove Valores - é um troféu exclusivo concedido anualmente ao clube profissional com mais realizações na área social, seguindo os valores-chave do programa. O clube de futebol premiado é escolhido pelos jovens embaixadores do programa por meio de uma votação realizada com todos os países participantes do projeto.

Durante o Fórum Futebol pela Amizade, os jovens jogadores têm a oportunidade de se comunicar com colegas de outros países, bem como com atletas famosos e outras personalidades. Ao fim do evento, os participantes tradicionalmente assistem à Final da Liga dos Campeões da Uefa.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Conteúdo fornecido por parceiro

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies