Dia do Futebol e da Amizade é celebrado no Brasil pela Gazprom

No Brasil, o evento será realizado em 2 de maio, no Rio de Janeiro, para apresentar o Clube de Base do Fluminense que representará o País neste projeto global.

No Brasil, o evento será realizado em 2 de maio, no Rio de Janeiro, para apresentar o Clube de Base do Fluminense que representará o País neste projeto global.

Press photo
Data é comemorada com programa infantil e apresentação do Clube de Base do Fluminense.

Os participantes da quarta edição do programa internacional infantil "Futebol pela Amizade" (na sigla em inglês, F4F) criado pela empresa Gazprom, estão celebrando o Dia Internacional do Futebol e da Amizade.

A comemoração teve início em 25 de abril em todos os países que participam do programa F4F. Neste ano a data é comemorada em 32 países da África, Ásia, Europa e América do Sul.

No Brasil, o evento será realizado em 2 de maio, no Rio de Janeiro, para apresentar o Clube de Base do Fluminense que representará o País neste projeto global.

Neste dia, os jovens jogadores de futebol do programa F4F participam de vários eventos esportivos e também de ações com a imprensa. Como jovens embaixadores, eles promovem entre os seus colegas os importantes valores do programa: amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradição e honra.

O símbolo desse Dia e do programa F4F é a pulseira da Amizade, que significa tolerância, igualdade e um estilo de vida saudável. A pulseira é feita com duas cordas simples nas cores verde e azul, em que o verde simboliza o campo de futebol, disponível para todos, e o azul simboliza o céu calmo acima de todos.

Todos os eventos do Dia Internacional do Futebol e da Amizade começam com a troca das pulseiras da Amizade, que são usadas não só pelos participantes do programa F4F, mas também por celebridades que apoiam o programa em diferentes países.

Neste ano, há a participação de Luis Fernandez, Martin Palermo, além de outros esportistas e personalidades de diversos países. Didier Drogba, Dick Advocaat, Luis Neto, Anatoliy Tymoshchuk, Julian Draxler e muitos outros também já apoiaram o programa nos últimos anos.

Nas quatro partes do mundo, acontecem amistosos, torneios de futebol, treinos abertos com estrelas do futebol e participação da mídia. No total, mais de 90 mil pessoas em todo o mundo foram envolvidas nas iniciativas no Dia Internacional do Futebol e da Amizade.

O embaixador global do programa F4F, o lendário Franz Beckenbauer, foi especialmente a Moscou para participar dos eventos do Dia do Futebol e da Amizade.

A estrela mundial se reuniu com a equipe de crianças do Zenit FC, que vai representar a Rússia, em maio, em Milão, no quarto fórum e torneio internacional infantil Futebol pela Amizade.

Além disso, Beckenbauer reuniu representantes do programa, parceiros da imprensa e participou de um projeto especial dedicado ao Dia Internacional do Futebol e da Amizade na TV Russa.

"Esta data une as pessoas, independentemente da idade, gênero, nacionalidade e saúde física. Todos que queiram podem participar da celebração e do jogo de futebol. Neste dia, vamos ver em campo, músicos e jornalistas, crianças e adultos, meninos e meninas, esportistas e pessoas com necessidades especiais compartilharem no campo os mesmos valores promovidos pelo Futebol pela Amizade”, disse Franz Beckenbauer.

"Meus amigos e eu estamos usando as pulseiras da amizade como forma de compartilhar os valores que essas pulseiras simbolizam. Elas representam igualdade, amizade e paz. Queremos que todas as pessoas ao redor do mundo se unam a nós e acreditem que podemos tornar o nosso mundo melhor por meio da tolerância", diz o jovem participante do Clube de Futebol Zenit, Iaroslav Mikhailov, que participa desta edição do F4F.

Gazprom para Crianças

O programa social internacional e infantil Futebol pela Amizade é implementado pela Gazprom no programa Gazprom para Crianças.

O objetivo é desenvolver o futebol juvenil, promover tolerância e respeito em relação a diferentes culturas e etnias entre crianças de todo o mundo.

Os valores-chaves apoiados e promovidos pelos participantes incluem amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradições e honra.

A edição anual do Fórum Internacional Infantil do Futebol pela Amizade representa o maior evento do programa e reúne jogadores de 12 a 14 anos dos principais clubes de futebol. O primeiro fórum foi realizado em Londres, em 25 de maio de 2013.

O prêmio especial do programa F4F, a Taça dos Nove Valores, é um troféu exclusivo concedido anualmente a um dos clubes profissionais com mais realizações no campo de iniciativas sociais seguindo os valores-chave do programa F4F.

O clube de futebol premiado é escolhido pelos jovens embaixadores do programa F4F por meio de votação realizada com todos os países participantes do projeto.

Durante o Fórum Futebol pela Amizade, os jovens jogadores têm a oportunidade de se comunicar com os seus colegas de outros países, bem como com atletas famosos e outras personalidades.

Ao final do Fórum, os participantes tradicionalmente assistem à Final da Liga dos Campeões da UEFA.

Em 2016, jovens jogadores dos seguintes países participam do programa F4F: Argélia, Argentina, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, Cazaquistão, Quirguistão, Holanda, Polônia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Vietnã.

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Conteúdo fornecido por parceiro

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies