Brasil estreará em campeonato de futebol infantil da Gazprom

Lançamento de nova temporada foi anunciado por dirigentes da Gazprom

Lançamento de nova temporada foi anunciado por dirigentes da Gazprom

Press photo
Crianças de 32 países estarão na 4ª temporada do “Futebol pela Amizade”. Além de levar participantes para a final da Liga dos Campeões de UEFA 2016, programa concederá troféu especial a destaque mirim que melhor representar os valores do evento.

A Gazprom, segunda maior petrolífera russa e parceira oficial da Liga dos Campeões da UEFA, anunciou nesta quinta-feira (23) o início da 4ª temporada do programa internacional infantil “Futebol pela Amizade”, conhecido como F4F. A novidade desta temporada é a participação de países da África e da América do Sul, incluindo o Brasil.

Além disso, com o aumento de participantes da Ásia, o número de países que integrarão o programa cresceu de 24 para 32 e, em comparação com 2013, é quatro vezes maior.

“O número de participantes do projeto ‘Futebol pela Amizade’ e os países que representam crescem a cada ano. Podemos dizer com segurança que esta temporada é verdadeiramente global”, declarou Aleksêi Miller, presidente da Gazprom.

Segundo ele, o evento proporciona a adolescentes de diversas culturas, costumes e tradições “uma excelente oportunidade para aprender a compreender e respeitar uns aos outros, apesar de qualquer diferença”.

Todos os países participantes (vide box) sediarão o Dia Internacional do Futebol e Amizade no dia 25 de abril. Já em 27 e 28 de maio, serão realizados, em Milão, na Itália, o Torneio Internacional de Futebol de Rua e o Fórum Internacional Infantil do ‘Futebol pela Amizade’.

Valores acima da vitória

Ao final do fórum, será entregue um troféu especial – a Taça dos Nove Valores – para um clube de futebol profissional cujo alinhamento esteja mais próximo dos valores promovidos pelo programa. Os participantes irão também à Final da Liga dos Campeões UEFA 2016 no estádio Giuseppe Meazza, em Milão.

“A Taça dos Nove Valores é uma estátua de um jovem futebolista que segura a Terra no formato de uma bola de futebol. Considero uma representação bem-sucedida das ideias e dos valores que o futebol e o esporte como um todo promovem entre os jovens”, diz Franz Beckenbauer, o embaixador global do projeto.

O programa F4F tem como objetivo desenvolver o futebol juvenil, promover tolerância e propagar amizade entre crianças de diferentes países. Os valores-chave apoiados e promovidos pelos participantes incluem amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, compromisso, vitória, tradições e honra.

Se depender do estreante sírio Maher Shaabo, porém, o objetivo exposto pelos idealizadores do projeto já foi atingido. “Estou feliz que este ano os meus amigos e eu teremos a oportunidade de participar do projeto ‘Futebol pela Amizade’, conhecer colegas de diferentes países e discutir temas realmente importantes. Acredito que podemos mudar o mundo e torná-lo melhor", disse.

Este ano, participarão crianças de 12 a 14 anos dos principais clubes de futebol nos seguintes países: Argélia, Argentina, Armênia, Áustria, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Bulgária, China, Croácia, República Tcheca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, Cazaquistão, Quirguistão, Holanda, Polônia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suíça, Turquia, Ucrânia, Reino Unido e Vietnã.

Quer receber as principais notícias sobre a Rússia em seu e-mail? Clique aqui para assinar nossa newsletter.

Sponsored by Gazprom

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies