Após suspensão, comitê olímpico anuncia ampla reforma

Segundo Iaaf, suspensão só será revogada se a Rússia seguir uma lista de critérios definidos pelo órgão

Segundo Iaaf, suspensão só será revogada se a Rússia seguir uma lista de critérios definidos pelo órgão

Reuters
Autoridades planejam reformas no controle antidoping, depois de país perder o direito de sediar grandes torneios internacionais de atletismo. Até nova definição, atletas russos permanecem fora da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.

O Comitê Olímpico russo anunciou que vai liderar os esforços para reformar a federação de atletismo e reforçar o controle antidoping no país, após os dirigentes da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo) votarem pela suspensão da Rússia de todos os eventos internacionais de atletismo, na sexta-feira (13).

“O Comitê Olímpico russo está pronto para tomar as rédeas da reforma na Araf [Federação Russa de Atletismo] e alinhá-la às exigências da Iaaf e da legislação antidoping, disse neste sábado (14) o diretor do comitê, Aleksandr Jukov, citado pela agência de notícias esportivas R-Sport.

“Isso deve ser feito de forma eficiente e o mais rápido possível, para garantir que os nossos atletas participem dos Jogos Olímpicos.”

O presidente interino da Araf, Vadim Zelitchenok, qualificou a proibição imposta pela Iaaf como “severa”, mas disse estar preparado para renunciar a seu cargo caso isso ajude o atletismo russo a se recuperar do escândalo.

“Penso que o conselho da Iaaf tomou uma decisão muito séria”, disse Zelitchenok, citado por agências de notícias.

O presidente da Iaaf, Sebastian Coe, declarou que as sanções só serão levantadas se a Rússia seguir uma lista de critérios, mas alertou contra afirmações de que a medida será certamente revogada antes da Rio-2016.

A Iaaf também proibiu a Rússia de sediar grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo de Marcha Atlética, em Tcheboksari, e o Mundial de Atletismo júnior, em Kazan.

Apesar do cenário delicado, outras autoridades russas garantiram que a suspensão seria rapidamente revogada e sugeriram um possível apelo junto ao Tribunal Arbitral do Esporte, em Lausanne.

“É uma decisão previsível e compreensível”, disse o ministro dos Esportes russo, Vitáli Mutko, à agência R-Sport. “Precisamos entender o que eles querem e onde veem ameaças. Vamos desenvolver um roteiro conjunto e tentar aplicá-lo rapidamente. Penso que podemos fazer todo o trabalho em dois ou três meses.”

Mutko e membros Araf irão se reunir para uma reunião de emergência neste domingo (15), segundo informações da agência de notícias Tass.

Escândalo

Na segunda-feira passada (9), a Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês) apresentou um relatório alegando uma possível participação do FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia, órgão que sucedeu a KGB) no encobrimento de casos de doping na Rússia.

Um laboratório moscovita de análise antidoping teve sua licença de funcionamento suspensa no dia seguinte, e a agência mundial recomendou o afastamento vitalício de cinco esportistas russos, incluindo a campeã olímpica em Londres nos 800 metros, Maria Savínova.

“Quando ocorre um isolamento, isso é ruim para todos. Nós não somos os únicos com problemas no atletismo. Não podemos colocar todos os problemas do atletismo na Rússia”, disse Mutko, logo após o escândalo vir à tona.

Também após a divulgação do relatório, o presidente russo Vladímir Pútin instruiu a pasta dos Esportes a conduzir uma investigação própria.

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies