Quero ser russo!

Ari (Krasnodar) Foto: Vitáli Timkiv/RIA Nóvosti

Ari (Krasnodar) Foto: Vitáli Timkiv/RIA Nóvosti

Cinco jogadores brasileiros no país já não sonham em representar seleção na terra natal e expressam desejo de obter cidadania russa.

Com a assinatura pelo presidente Vladímir Pútin, nesta quarta-feira (1), de lei que limita o número de esportistas estrangeiros atuando na Rússia, o futebol do país deve perder muitos de seus jogadores brasileiros nos próximos anos.

Agora, porém, eles não devem enfrentar contratempos, já que a vice-ministra dos Esportes da Federação da Rússia, Natália Parchikova, afirmou que as exigências da nova lei não dizem respeito aos esportistas estrangeiros já anunciados para a próxima temporada "para não quebrar os regulamentos da federação".

Mas obter a cidadania seria uma maneira de burlar a nova legislação - e obter permissão para representar a seleção russa. A Gazeta Russa compilou uma lista de cinco jogadores de futebol brasileiros que nunca foram convocados pela seleção brasileira e atuam na Rússia, onde já expressaram desejo de ficar e se naturalizar:

Ari (Krasnodar)

Depois de um ano no Fortaleza, o atacante deixou o país e passou por times de diversos países da ex-União Soviética. Atua pelo Krasnodar desde 2013, após três anos no Spartak de Moscou.

"Planejo jogar por alguns anos no 'Krasnodar'. Pode ser que eu integre a seleção russa", anunciou o cearense em abril deste ano.

Guilherme (Lokomotiv)

Foto: Aleksandr Wilf/RIA Nóvosti

Ex-Atlético (PR), o goleiro atua pelo Lokomotiv de Moscou desde 2007. Os trâmites para transformar esse mineiro em russo já começaram:

"Entregamos todos os documentos para fazer seu passaporte russo, mas, infelizmente ainda não obtivemos uma afirmativa", anunciou, em dezembro de 2013, a presidente do Lokomotiv, Olga Smorodskaia.

Joãozinho (Krasnodar)

Foto: Vitáli Timkiv/RIA Nóvosti

O meio de campo sergipano jogou apenas um ano pela Portuguesa e logo partiu para o exterior. Atuou inicialmente no clube búlgaro PFC Levski Sofia, passando para o russo Krasnodar em 2011.

"Só queria ter a chance de morar e jogar na Rússia por muito tempo", disse, em janeiro de 2015.

Maicon (Lokomotiv)

Foto: Aleksandr Wilf/RIA Nóvosti

Apesar de ter estado em contato com o Fluminense, seu primeiro clube, há alguns anos, sobre um possível retorno à casa, o atacante renovou contrato por mais três anos com o Lokomotiv em 2013.

"Se me oferecessem a cidadania russa, eu aceitaria. Seria muito legal! Eu e minha mulher amamos Moscou. Sempre ficamos com saudades da capital russa quando a deixamos", declarou o atacante ainda em fevereiro deste ano.

Maurício (Terek)

Foto: Grigory Sysoev/RIA Nóvosti

Depois de passagens pelo Corinthians e pelo Fluminense, o volante agora veste a camisa do Terek, de Grózni (capital da Tchetchênia), desde 2010. Pela seleção brasileira sub-17, foi campeão do Campeonato Sul Americano, na Venezuela, e vice-campeão do Mundial, no Peru, ambos em 2005.

"Nunca deixaram estrangeiros defenderem a seleção nacional. Mas se me convidassem, eu aceitaria com prazer. A Copa na Rússia seria uma ótima oportunidade para mim", afirmou no mês passado.

 

Com material do portal Sport.RBC.Ru e da agência de notícias Tass

 

Confira outros destaques da Gazeta Russa na nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados por Rossiyskaya Gazeta.

Este site utiliza cookies. Clique aqui para saber mais.

Aceitar cookies